Notícias
PÁSCOA
Cacon do HUPAA/UFAL celebra Páscoa com música, histórias de alegria e fé
Maceió (AL) – Com origem no termo hebraico ‘Pessach’, que significa passagem, a Páscoa é uma época do ano que envolve reflexões sobre mudança, esperança, recomeço, mas também alegria. Estes conceitos permearam a celebração da data, ocorrida na terça-feira (11), no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação foi organizada pela Comissão de Eventos do Cacon e teve a contação de histórias do projeto de extensão Anjos do HUPAA, sorteio de brindes e apresentação do laboratório de violinos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além de uma palavra de fé do missionário Renato Pereira.
Para a assistente social do Hospital Universitário, Gerusa Gonçalves, a atividade está ligada ao trabalho de humanização hospitalar, com o intuito de trabalhar não a religião, mas a espiritualidade, vista como sendo um dos fatores que se destinam a garantir condições de bem-estar físico, mental e social, conforme estabelecido na Lei do Sistema Único de Saúde (8.080/1990). A espiritualidade também está preconizada como um dos eixos dos cuidados paliativos, juntamente com os aspectos biológicos, sociais e psicológicos. “Às vezes é difícil encarar a realidade de um tratamento de saúde, incluindo as sessões de quimioterapia e radioterapia, mas devemos ter em mente que aqui é um espaço de busca, de luta, no qual almeja-se uma melhora no estado clínico e/ou uma cura. Estamos aqui para celebrar este momento, independente de religião. Entendemos que existem mecanismos positivos, que nos ajudam a superar momentos de fragilidades. Cada um tem direito a sua religião, crença e forças do bem”, explica, agradecendo aos pacientes, residentes multiprofissionais, estagiários, profissionais e parceiros que contribuíram para a realização do evento.
A transcendência da ideia de religião para a de fé também é corroborada pelo capelão hospitalar do HU, Abizael Batista, que ressaltou o caráter de transformação e renascimento ligado à Páscoa. Há 27 anos, ele foi paciente do Cacon e ressaltou a importância do companheirismo no enfrentamento à doença. “Precisamos renascer sempre, a cada dia, como numa metamorfose, respeitando e amando uns aos outros, usando de compaixão e misericórdia, que é o que Deus espera de nós. Vocês, que estão acompanhando os pacientes, são dignos de louvor também, porque muitas vezes renunciam algumas coisas como emprego e faculdade para cuidarem dos seus queridos, sejam eles parentes ou amigos”, afirma, concluindo que a “Páscoa é também libertação: Precisamos nos esvaziar de si mesmos e ser úteis ao outro”.
SERVIÇO
O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) atende à população das 7h às 19h. O pronto atendimento oncológico, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 17h.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA/UFAL) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Raoni Santos
Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh