Notícias
Humanização
Pacientes em cuidados paliativos do Huol receberão visita de cão terapeuta
Natal (RN) – Em uma ação de humanização e promoção do bem-estar dos pacientes em cuidados paliativos, o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), irá receber na próxima quarta-feira (12), a visita do cão terapeuta Shai. A iniciativa faz parte da Terapia Assistida por Animais (TAA), que consiste em uma modalidade terapêutica para melhora da saúde física e emocional de pessoas que vivenciam situações de adoecimento.
“No âmbito do Hospital Universitário Onofre Lopes, a iniciativa foi encorajada pela Comissão de Cuidados Paliativos. A iniciativa se deu por meio do relato da experiência pessoal da psicóloga Fernanda Freire, que esteve com o pai internado e vivenciou resultados positivos no decorrer da internação com a visita do cão terapeuta”, destaca a enfermeira e chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do Huol, Bruna Giane Saidelles Machado.
De acordo com Bruna Giane, a ação tem o intuito de promover a qualidade de vida e humanização no ambiente hospitalar, proporcionando uma abordagem integral no tratamento de pacientes em cuidados paliativos. Shai é a cão terapeuta que atualmente desempenha esse trabalho na instituição. Apesar da visita ser direcionada aos pacientes em cuidados paliativos, outros pacientes e profissionais de saúde também se beneficiam da prática. 
A ação acontece a partir das 15h30 no hospital. O cão terapeuta passará nos andares e setores da instituição visitando pacientes que são acompanhados pela Comissão de Cuidados Paliativos, “esse direcionamento é feito no dia da visita”, explica Bruna. A visita é acompanhada pela tutora do animal e membros da comissão, além de um profissional do serviço de controle de infecção do hospital para garantir a adesão e continuidade das práticas de biossegurança.
“Já realizamos duas visitas anteriormente, com depoimentos emocionantes. A mãe de uma das crianças visitadas, emocionada, relatou que há dias tentava fazer com que o filho levantasse da cama, sem êxito. No dia da visita de Shai, a criança não só levantou como acompanhou o pet pelo corredor. Os profissionais também nos procuram para saber quando será a próxima visita do pet. Quando ela chega é perceptível a alegria que contagia os setores por onde ela passa”, relata Bruna.
O que é Terapia Assistida por Animais (TAA)?
A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em uma modalidade terapêutica utilizada para amenizar dores de pacientes e pessoas que estão em tratamento, envolvendo o contato direto com animais. A modalidade demonstra resultados promissores na melhora da saúde física e emocional desses indivíduos. “Diversos são os benefícios destacados na literatura, tais como redução da sensação de solidão, da agitação, da ansiedade e estresse, melhora na relação equipe-paciente-família, promoção do autocuidado, estímulo a atividades físicas, entre outros”, cita Bruna.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento