Notícias
Evento
Aula Magna oficializa abertura do II Congresso Científico do Huol
A abertura do II Congresso Científico do Hospital Universitário Onofre Lopes, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), vinculada à Rede Ebserh foi realizada na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, com a conferência magna “A qualidade acadêmica e de gestão, a inovação e a inclusão enquanto pilares do fortalecimento do ensino universitário”, proferida pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.
Na oportunidade, Daniel Diniz apresentou a importância desses eixos para fortalecer o valor público da instituição, em seguida, expôs as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de cada pilar. Após resumir as ações implementadas em busca da qualidade, o reitor mostrou exemplos de avanços conquistados por meio do esforço nas diferentes áreas, incluindo o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.
Nesse sentido, Daniel Diniz ressaltou que o II Congresso Científico do Huol contribui para a melhoria da qualidade na assistência à saúde e na formação profissional, por meio das soluções e ideias que podem surgir ao longo das discussões.
“O evento é uma oportunidade de reflexão acerca das práticas de formação na saúde, fortalecendo ainda mais o conceito de formação e as atividades assistências em nossos hospitais universitários”, afirma.
“Temos uma missão importante que é a formação de profissionais e prejudicar essa missão seria causar danos a nossa sociedade”, conclui.
O coordenador do evento e gerente de Ensino e Pesquisa do Huol, Carlos Alberto Almeida de Araújo, falou sobre a integração entre a área de ensino e pesquisa e a universidade.
“Somos o elo entre o hospital e universidade, aqui formamos pessoas, quando se investe na alta e média complexidade estamos também investindo na formação de profissionais que irão compor o quadro de pessoal dos serviços de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida da população”, ressalta.
Elio Barreto, gerente de atenção à saúde destacou a importância de estreitar a relação do ensino e a assistência. “Somos um hospital, mas a nossa essência é o ensino, formamos pessoas, entregamos valores a sociedade e ao mesmo tempo equacionamos com entregas relacionadas a pesquisa, extensão e inovação”, diz.
Para o gerente administrativo do Huol, Rodrigo Briozo as ações científicas desenvolvidas no hospital são a força motriz no desenvolvimento tecnológico, no avanço das pesquisas, e na qualificação da assistência. “O fomento ao ensino e o estímulo a pesquisa são de extrema importância na contribuição de melhorias nos serviços e na entrega do que há de melhor ao usuário do SUS”, analisa o gestor.
A superintendente do hospital, Eliane Pereira da Silva, destacou a relevância do tema central do evento, Integração entre ensino, pesquisa, assistência e inovação, que consiste em fator primordial para o alcance da missão do Huol.
“Vivemos um momento em que buscamos na sociedade e na política de saúde a integração entre as áreas do ensino, pesquisa, assistência e inovação. Falar de inovação também é ser a primeira mulher gestora na história desse hospital, afinal inovação também se inicia com essas mudanças”, comenta.
“Somos excelência em ensino, a qualidade de nossos serviços é comprovada nos diversos relatos de nossos pacientes e se cada um cumprir o seu papel podemos avançar mais e chegar em um patamar ainda maior”, finaliza a gestora.
O momento também contou com a presença do diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN (CCS), Antônio de Lisboa Lopes; do pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN, Rubens Maribondo; da pró-reitora de Pesquisa da UFRN, Silvana Langassner; do superintendente da Maternidade-Escola Januário Cicco (MEJC), Murilo Brito; do gerente de Atenção à Saúde do Huol, Elio José Barreto, do gerente administrativo do Huol, Rodrigo Briozo e gerente de ensino e pesquisa do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Simone Pedrosa.
O II Congresso Científico do Huol acontece até 15 de setembro e realizará a II Mostra de Extensão, a II Jornada de Iniciação Científica, a I Jornada de Iniciação Tecnológica e I Jornada de Inovação e Empreendedorismo. A programação completa do evento está disponível aqui.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.