Notícias
Mês U&P
Referência no tratamento de doenças de pele, HULW celebra mês de conscientização da urticária e psoríase com atividades
“Urticária e Psoríase em foco”. Com este tema, o Hospital Universitário Lauro Wanderley, através da Gerência de Ensino e Pesquisa, será um dos organizadores de uma série de atividades em outubro, mês de conscientização dessas duas patologias que afetam a pele. O evento será realizado em parceria com o Programa de Bolsas de Extensão (Probex) e a Liga Acadêmica de Dermatologia (Liderm), ambos da Universidade Federal da Paraíba.
A programação está bem vasta e atrativa, com webnários, lives, seminários, oficinas integrativas, palestras, além de uma audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa. Seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia, a maior parte dos eventos acontece através de plataformas digitais.
As inscrições serão aceitas por meio do SIGEventos (Sistema Integrado de Gestão de Eventos) e já podem ser realizadas por meio de links disponibilizados no final desta matéria. O público-alvo são pacientes do Hospital Universitário Lauro Wanderley, além de familiares, e também estudantes, profissionais de saúde que atuam no HULW e nas Unidades de Saúde da Família de municípios paraibanos.
Segundo a médica Esther Palitot, dermatologista do HULW-UFPB/Ebserh, docente da UFPB e uma das organizadoras, o projeto integra as ações realizadas no mês de outubro em alusão aos dias de conscientização mundial de Urticária Crônica Espontânea (UCE) e Psoríase (PSO).
“O objetivo é difundir o conhecimento sobre a psoríase e a urticária crônica espontânea, mostrando o caráter não contagioso, as manifestações cutâneas e sistêmicas, os diagnósticos diferenciais e impacto na qualidade de vida”, destacou. As ações serão inseridas no Centro de Referência em Pesquisa, Apoio e Tratamento de Psoríase do Estado da Paraíba, com atividades assistenciais e de pesquisa vinculadas ao Hospital Universitário Lauro Wanderley.
A psoríase é uma doença imunoinflamatória crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas vermelhas, com escamas secas esbranquiçadas. Os sintomas aparecem e desaparecem espontaneamente. A visibilidade das lesões impacta a qualidade de vida dos pacientes, afetando principalmente a autoestima do indivíduo.
Atualmente, estão cadastradas para acompanhamento no HULW cerca de duas mil pessoas diagnosticadas com psoríase. O dia mundial e municipal de conscientização da psoríase é lembrando em 29 de outubro.
Já a urticária crônica espontânea é uma condição comum e debilitante e pode ser um desafio para os pacientes e médicos. Esther Palitot disse que, embora a prevalência seja alta, muitos desconhecem o diagnóstico por desinformação. Em alguns casos, o paciente leva até cinco anos até conseguir identificar a doença. O HULW é um dos Centros de Referência e Excelência em Urticária (Ucares) com certificação internacional Ga2len e tem ofertado tratamento de excelência para os pacientes de todo o Estado. Hoje, aproximadamente 80 usuários fazem acompanhamento no hospital-escola.
Evento
O início das atividades será na próxima sexta-feira (1) com a abertura do projeto “Mês U&P – Urticária e Psoríase em Foco” e a realização do webnário Urticária Crônica Espontânea, destinado para alunos e profissionais de saúde. No sábado, dia 2, acontece o Uday 2021 Rubra, evento nacional para médicos dos Centros de Referência e Excelência em Urticária (Ucares) de todo o país.
Na terça (5), será a vez do simpósio “Urticária crônica espontânea: diagnóstico diferencial e atualização terapêutica”, com transmissão on-line para estudantes e profissionais da área de saúde. Uma oficina de gastronomia está prevista para acontecer nas modalidades on-line e presencial no dia 14 de outubro.
No dia 19, haverá um curso de educação continuada para as equipes da atenção básica dos municípios paraibanos e, no dia 20, está programado um “Jantar Científico” voltado para médicos residentes de dermatologia da UFPB. “Café, Arte e Psoríase – Mitos e Verdades II” será um evento interativo para acadêmicos e profissionais de saúde a ser realizado em 26 de outubro.
A programação terá ainda uma audiência pública na Câmara Municipal de João Pessoa, a partir das 13 horas do dia 27, para pacientes, alunos, docentes e profissionais de saúde. No último dia de evento, será a vez do webnário Psoríase, que vai tratar de assuntos como psoríase e comorbidade, importância da saúde bucal, alimentação (mitos e verdades), doenças inflamatórias intestinais (quando suspeitar) e importância da avaliação oftálmica para pacientes com a doença, e gaps de pesquisa na psoríase.
Para participar, basta escolher a atividade e acessar um dos links abaixo. Os interessados podem se inscrever em mais de um evento.
01/10/2021: Webnário Urticária Crônica Espontânea
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/WUCE2021
05/10/2021: Urticária Crônica Espontânea: diagnóstico diferencial e atualização terapêutica
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/UCEDDAT
14/10/2021: Oficina de Gastronomia – Chef Fabio Cunha
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/ofigastro
19/10/2021: Educação Continuada em Saúde para Atenção Básica – Munícipios da Paraíba
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/educab
20/10/2021: Jantar Científico – Psoríase Pediátrica em Foco
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/dinner
26/10/2021: Café, Arte e Psoríase – Mitos e Verdades II
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/cafeartespso
28/10/2021: Webnário Psoríase
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/webpso
JORNADA U&P MONTH (apenas para Comissão Organizadora e membros das extensões e ligas)
https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/AMUAPF2021
Por Jacqueline Santos - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh