Notícias
PREVENÇÃO
Importância de prevenir riscos é tema de ação para colaboradores do Hospital Universitário Lauro Wanderley
João Pessoa (PB) – Planejamento e organização são instrumentos essenciais para implementar uma política de prevenção de riscos nas instituições. Em um serviço de saúde não é diferente. Visando a capacitar os trabalhadores sobre o tema, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Ebserh, promoveu um evento sobre o tema entre os dias 25 e 28 de novembro.
A programação incluiu palestras envolvendo temas como biossegurança alimentar, além de atividades lúdicas no hall dos elevadores e visitas às unidades assistenciais e administrativas. A ação acontece todos os anos durante o mês de novembro e é uma promoção da Comissão de Biossegurança do HULW.
“Este evento tem o papel de orientar os trabalhadores sobre os riscos em biossegurança através do compartilhamento de conceitos, definições e discussão de situações realísticas sobre Biossegurança no ambiente hospitalar. A atividade contou com apresentação dialogada e atividades lúdicas sobre riscos”, explicou a presidente da Comissão, Maria de Fátima Oliveira.
Identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e adotar medidas preventivas adequadas são fundamentais para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável. Existem cinco tipos de riscos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes.
No Lauro Wanderley, são realizadas inspeções periódicas nos locais de trabalho, analisando os processos, máquinas, ferramentas e condições gerais, a fim de identificar possíveis riscos. Essa análise pode ser feita por meio de observação direta, entrevistas com os colaboradores e revisão de documentos relacionados ao trabalho”, enfatizou Maria de Fátima.
Entre as estratégias utilizadas pela Comissão de Biossegurança na identificação e prevenção de riscos ocupacionais estão análise de tarefas (identificando os possíveis riscos associados a elas); análise de histórico de acidentes e doenças (verificar os registros de acidentes e doenças ocupacionais passados para identificar possíveis tendências, padrões ou áreas de maior risco); consulta aos colaboradores (envolver os próprios trabalhadores na identificação dos riscos, incentivando-os a relatar situações de perigo e a fornecer sugestões de melhoria); e uso de checklists específicos para cada tipo de risco, contendo perguntas e itens a serem avaliados em cada área ou setor da empresa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh