Notícias
OUTUBRO ROSA
HULW-UFPB realiza mutirão e amplia oferta de consultas e exames para prevenção do câncer de mama
HULW realiza programação do mês alusivo à conscientização sobre o câncer de mama
João Pessoa (PB) – Neste ano, devem ser registrados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Com o objetivo de promover acesso ao diagnóstico precoce e educar sobre a doença, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculado à Ebserh, realiza, durante todo este mês, uma programação alusiva ao Outubro Rosa.
As ações englobam ampliação na oferta de consultas de mastologia, contemplando também mulheres colaboradoras, além de esposas e mães de funcionários. Haverá disponibilização ainda de mamografia e exames de ultrassonografia realizados na Unidade de Diagnóstico por Imagem (UDI) para casos suspeitos de câncer de mama.
De acordo com a mastologista Paula Bezerra, coordenadora do Ambulatório de Mastologia do HULW e organizadora do evento, serão realizadas atividades educativas, na manhã do dia 21 de outubro no Auditório Lindberg Farias, acerca dos seguintes temas: “Por que devemos falar sobre o Outubro Rosa”; “Nutrição da prevenção do câncer”; “Câncer de mama: é preciso saber”; e “Projeto Aghata”.
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, o HULW vai promover um mutirão de cirurgias mamárias, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Projeto À Flor da Pele, evento que finaliza a programação do mês de conscientização sobre o câncer de mama.
“Finalizando o mês de outubro, faremos um Mutirão de Cirurgias Mamárias. No total, 12 mulheres, operadas previamente por câncer de mama, terão as mamas reconstruídas por uma equipe de mastologistas”, destacou a chefe da Unidade de Saúde da Mulher, Renata Gadelha.
Há 22 tipos diferentes de câncer de mama, caracterizados pelo crescimento desordenado e acelerado de células dos ductos mamários que podem escapar dos controles de regulação genética e imunológica do corpo e atingir outros órgãos.
A doença pode apresentar sinais ainda na fase inicial e detectá-los o quanto antes pode trazer resultados consideráveis no tratamento. Alguns sintomas como presença de nódulo, afundamento ou secreção pelo mamilo e alteração na pele (na textura ou vermelhidão) podem ser motivo de alerta.
Prevenção
É importante realizar exames de rastreamento para a detecção, como é o caso da mamografia anual a partir dos 40 anos. Pode ser necessário complementar com ultrassom de mamas. Já a ressonância é indicada apenas em casos muito específicos. O autoexame da mama também é indicado, uma vez que é simples e pode ser realizado em casa. Ele consiste em tocar as mamas com os dedos, para identificar se há nódulos nos seios.
Existem vários fatores associados a aumento na incidência do câncer de mama, que vão desde condições ambientais, como exposição a defensivos agrícolas, obesidade, sedentarismo, ingestão diária de álcool; bem como características das últimas gerações de mulheres, como começar a menstruar antes dos 12 anos, ter filhos depois dos 30 anos, uso de métodos contraceptivos hormonais por décadas; dieta hipercalórica e inflamatória.
Como forma de auxiliar na prevenção da doença, algumas mudanças que podem ser feitas, principalmente na adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável. É indicado fazer atividade física de moderada a alta intensidade regularmente; evitar a obesidade; não ingerir álcool e não fumar; manter dieta equilibrada e livre de multiprocessados.
Tratamento
O tratamento da doença é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, hormonioterapia, quimioterapia, imunoterapia, terapia alvo-biológica e radioterapia, de acordo com o subtipo molecular e o estágio em que é diagnosticado.
O Hospital Universitário Lauro Wanderley, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece consultas com mastologistas e exames para diagnóstico do câncer de mama. Para ter acesso, o paciente deve ser regulado por meio da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh