Notícias
SAÚDE
HULW treina profissionais para otimizar exames de ultrassonografia obstétrica
João Pessoa (PB) – Com a finalidade de proporcionar segurança e eficácia nos exames de ultrassonografia em pacientes gestantes, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) realizou mais uma capacitação. Trata-se do II Curso de Noções Básicas de Ultrassonografia Obstétrica, ocorrido nos dias 27, 28 e 29 de novembro. A primeira edição foi realizada em novembro de 2022.
Destinado a médicos obstetras e a médicos residentes em ginecologia obstetrícia, o treinamento foi iniciativa da Unidade de Saúde da Mulher (Umul). Durante os dois primeiros dias, ocorreram aulas teóricas, ministradas de forma remota e síncrona, por meio da plataforma Microsoft Teams para ampliar o acesso aos participantes. No dia 29, aconteceu uma imersão prática, com aulas "hands-on" e a realização de exames em pacientes reais.
“O principal objetivo do curso foi capacitar os profissionais de saúde a partir de conhecimentos teóricos e práticos em ultrassonografia obstétrica, para a realização de exames de forma segura e eficaz, a fim de identificar condições normais e patológicas durante a gestação. Isso contribui para a promoção da saúde materno-fetal e para a tomada de decisões clínicas adequadas”, enfatizou a chefe da Umul, Renata Gadelha.
O curso foi ministrado pelos médicos ultrassonografistas da Unidade de Saúde da Mulher: Thais Castro, Ingrid Remarque, Hélio Guimarães, Liliane Saraiva, Moisés Diogo, Aline Leitão e Emanuelle Honorato. “Com esse curso, esperamos melhorar a assistência às nossas pacientes. Até os obstetras plantonistas poderão se utilizar do aparelho de ultrassonografia da maternidade para melhorar a assistência/diagnóstico, e melhorar também o treinamento dos médicos residentes em ginecologia da Umul”, disse Thais.
De acordo com Thais Castro, o curso seguiu rigorosamente as diretrizes estabelecidas por entidades nacionais e internacionais, como a Fetal Medicine Foundation (FMF), a Sociedade Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (ISUOG), a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), garantindo a excelência na formação e na prática clínica, alinhando o atendimento no HULW às melhores práticas internacionais.
O serviço de Pré-natal de Alto Risco (PNAR) do Hospital Universitário Lauro Wanderley realiza uma média de 350 exames de ultrassonografia, incluindo obstétricas e transvaginais, a cada mês. O público são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidas no próprio PNAR, além de mulheres internadas na maternidade do HULW, usuárias atendidas na triagem e aquelas referenciadas pela Secretaria de Saúde do município de João Pessoa.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh