Notícias
INOVAÇÃO
HULW realiza orçamento participativo com recursos do Enare/Ebserh para Ensino e Pesquisa
O gerente de Ensino e Pesquisa, Alexandre Medeiros, reuniu-se com coordenadores dos Programas de Residência e com os residentes.
João Pessoa (PB) – O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), recebeu quase R$ 203 mil da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), oriundos da arrecadação de inscrições dos candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare). Conforme a Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), os recursos serão destinados a ações gerais de fomento ao ensino e à pesquisa.
Neste mês, o gerente de Ensino e Pesquisa, Alexandre Medeiros, reuniu-se com coordenadores dos Programas de Residência e com os residentes, a fim de informar sobre o recebimento do crédito e sobre os itens que poderiam ser adquiridos com os recursos. Os valores arrecadados foram repassados proporcionalmente aos hospitais da Rede.
“Decidimos implantar uma inovação na gestão através de um “orçamento participativo”. Cada programa de residência teve um valor de saldo estipulado que foi proporcional ao número de residentes ativos. Supervisores e residentes decidiram, de forma autônoma, como seriam aplicados os valores e, a partir dessa definição, a gente fez a proposta e enviou para a Sede”, explicou Alexandre.
“Do total de R$ 202.913,00, 50,2% dos recursos foram definidos diretamente pelos programas de residência e 49,8% foram definidos pela GEP do HULW para ações gerais de fomento ao ensino e pesquisa. Apontamos que algumas demandas não contempladas entrarão no nosso planejamento orçamentário para o ano que vem”, destacou o titular da Gerência, Alexandre Medeiros.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos, com edição de Danielle Campos.
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh