Notícias
DEZEMBRO LARANJA
HULW realiza mais um mutirão de consultas dermatológicas para prevenção do câncer de pele
João Pessoa (PB) – Pessoas que apresentem na pele sinais, feridas e manchas terão a oportunidade de procurar assistência médica gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). É que o Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Ebserh, vai promover a edição 2024 do mutirão de consultas dermatológicas para prevenção do câncer de pele. A ação acontece no próximo sábado (7), das 8 às 12 horas no Ambulatório da instituição.
Serão distribuídas 300 fichas por ordem de chegada. O mutirão integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e mobiliza vários hospitais pelo país. “O público-alvo são pessoas com sinais, feridas, manchas enegrecidas que apareceram e vêm crescendo, com mudança de cor ou sangramento. Principalmente em áreas expostas ao sol”, explicou a médica dermatologista Danielle Medeiros.
Após a etapa de triagem realizada pela equipe de Dermatologia, em caso de alguma indicação de câncer, o usuário será encaminhado para acompanhamento médico o qual poderá sugerir tratamento cirúrgico, o qual é a principal via terapêutica para combater o tumor cutâneo.
A iniciativa faz parte do “Dezembro Laranja”, mês destinado a sensibilizar e educar a população brasileira sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. O objetivo da ação no HULW é atender pessoas que possuem algum tipo de lesão na pele como manchas, sinais com deformidades, coceira persistente, sangramentos, feridas e cicatrizes que não fecham por mais de quatro semanas.
O câncer de pele é uma alteração das células que se multiplicam de forma anormal. Existem dois tipos de classificação da doença: o não melanoma, mais frequente na população, que pode se desenvolver nas células basais (na camada mais profunda da epiderme, chamado de carcinoma basocelular), ou nas células mais superiores da pele (chamado de carcinoma espinocelular). Já o melanoma, forma mais grave da doença, recebe este nome porque atinge os melanócitos, células responsáveis pela cor de pele.
Previna-se – As medidas preventivas contra o câncer de pele envolvem cuidados relacionados à fotoproteção. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar diário, com reaplicações a cada duas horas, inclusive após transpiração excessiva e mergulho; uso de roupas protetoras (UV), chapéus e óculos, especialmente em ocasiões com forte incidência solar e para trabalhadores que estão expostos ao sol.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh