Notícias
HULW inaugura equipamento de raio X panorâmico para exames odontológicos
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), vinculado à Rede Ebserh, inaugurou um aparelho de ortopantomografia (raio X panorâmico odontológico digital) nesta quarta-feira, 1º de junho. Com isso, a instituição passa a oferecer serviços de exames de radiologia odontológica panorâmica a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); trata-se do único equipamento do tipo em operação atualmente pela rede pública de saúde em João Pessoa.
O equipamento de raio X panorâmico fornece uma visão geral das estruturas dentárias e ósseas das regiões maxilar e mandibular do paciente, auxiliando no diagnóstico clínico, cirúrgico e em casos relacionados à Articulação Temporomandibular (ATM).
De acordo com o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani, a entrega do novo equipamento vai permitir que cirurgiõesbucomaxilofaciais, cirurgiões plásticos e cirurgiões da otorrinolaringologia possam fazer um melhor diagnóstico. “Com essa ferramenta, além da consulta no serviço de odontologia, a sociedade poderá contar com mais essa oferta de exame para o seu tratamento e diagnóstico estipulado”, afirmou.
Tissiani ainda ressaltou que o HULW é um hospital acadêmico e que ter um equipamento desse tipo em operação possibilita melhorar a oferta de ensino. “Nossos alunos vão poder aprender a manejar esse aparelho e também poder solucionar problemas nos nossos pacientes”. A importância de ter um raio X panorâmico à disposição do hospital-escola também foi destacada pelo gerente de Ensino e Pesquisa, José Eymard de Medeiros. “Nossa vocação principal é o ensino. Fazemos assistência para ensinar”, declarou, lembrando que o parque tecnológico do HULW vem sendo renovado nos últimos tempos.
Para o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, é uma satisfação ver que o Hospital Universitário segue crescendo no sentido de atender a população mais necessitada. “Ter esse serviço para a odontologia é superimportante. É a possibilidade de você ter um diagnóstico, ter um acompanhamento mais eficaz acerca do tratamento a partir de um aparelho como esse”.
Marco para o hospital-escola
A chefe da Unidade de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Bucomaxilofacial (UOCB), Thaís Grilo, avalia que o raio X panorâmico é um verdadeiro marco para o hospital-escola. “Há alguns anos a gente aguardava a implantação do raio X panorâmico no Hospital Universitário Lauro Wanderley, pois se trata de um exame necessário e indispensável para o diagnóstico de condições clínicas relacionadas à saúde bucal dos nossos usuários”, comentou.
Conforme a cirurgiã-dentista Júlia Magalhães, a radiografia odontológica panorâmica é um exame complementar usado como coadjuvante para o diagnóstico e o planejamento odontológico. “É um exame muito rotineiro e, geralmente, o paciente precisa realizar uma radiografia panorâmica para poder se submeter a um procedimento odontológico mais complexo ou para auxiliar no diagnóstico clínico do caso. Ter esse equipamento no HULW é um grande benefício para a comunidade”, afirma.
Profissionais fizeram treinamento em abril
Avaliado em cerca de R$ 100 mil (em valores atualizados), o equipamento de radiografia para exames com imagens digitalizadas foi instalado recentemente na odontologia do Lauro Wanderley. Em abril, profissionais do hospital-escola começaram a operar o aparelho de forma experimental, durante treinamento sobre uso e funcionalidades da tecnologia. No dia a dia, o raio X panorâmico do HULW será operado pela cirurgiã-dentista e técnica em radiologia odontológica Renata Navarro.
De acordo com o chefe do Setor de Engenharia Clínica, Rafael Gadelha, o aparelho de raio X panorâmico foi adquirido há algum tempo, contudo foi necessário atender uma série de condições específicas da legislação relacionada à radioproteção e aos pré-requisitos de instalação do fabricante, para viabilizar a acomodação do aparelho no HULW. O trabalho contou com uma equipe multidisciplinar de engenharia, informática e física médica. “Esse equipamento era muito aguardado pela comunidade acadêmica e assistencial. Com sua instalação, conseguimos alcançar mais um objetivo do HULW”, disse.
Angélica Lúcio - Jornalista HULW-UFPB/Ebserh
Unidade de Comunicação Social