Notícias
DURANTE A PANDEMIA
Hospital Universitário mantém atendimentos de urgência na Unidade da Visão
Pacientes com alguma urgência oftalmológica podem procurar o HULW sem necessidade de encaminhamento por outra unidade de saúde
As medidas de enfrentamento do coronavírus acarretaram a suspensão de consultas e exames no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, mas alguns serviços estão mantidos. É o caso da assistência oftalmológica oferecida pela Unidade da Visão, que continua com atendimento específico para situações urgentes: lesão ocular química, dor aguda, perda repentina da visão e infecção ocular.
Conforme a chefe da Unidade da Visão, Thaís Grilo, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem necessidade de encaminhamento por outra unidade de saúde. É feito um primeiro atendimento no acolhimento do ambulatório Professor Antônio Dias dos Santos, e o paciente será encaminhado ao Cerof (Centro de Referência Oftalmológica), como a Unidade da Visão é popularmente conhecida. No local, sempre há um médico de plantão para atendimento de pacientes com as queixas oftalmológicas de urgência.
Além disso, a Unidade da Visão continua fazendo as interconsultas solicitadas nas clínicas de internamento do hospital. “Todos os dias, também são solicitados parecer e avaliação de oftalmologistas para diversos pacientes internos, especialmente recém-nascidos prematuros para avaliação da Retinopatia da Prematuridade. É dessa forma que a gente está funcionando e outras situações são avaliadas caso a caso”, explica Thaís Grilo.
REAGENDAMENTO DE CONSULTAS
A chefe da Unidade da Visão lembra que, por causa da pandemia de covid-19, permanecem suspensos no HULW consultas agendadas no ambulatório, exames, diagnósticos, procedimentos de laser e aplicação de injeção. “Ainda não há uma definição quanto ao retorno dessas atividades, mas a população será informada de como proceder para realizar o novo agendamento”, afirma Thaís Grilo.
Em relação às cirurgias oftalmológicas que estavam programadas, os pacientes que estavam na vez serão comunicados pelo HULW, por telefone, sobre a nova data e hora da cirurgia bem como sobre os preparos necessários ao procedimento.
Referência em toda a Paraíba na prevenção e tratamento de doenças da visão, o Cerof oferta os seguintes serviços: consulta em oftalmologia em geral; consulta em subespecialidades (glaucoma, retina, córnea, catarata, plástica ocular, estrabismo e oftalmopediatria); cirurgias de catarata, glaucoma, plástica e de retirada de tumores; e aplicação de laser e injeção intravítrea, além de exames diversos (campimetria, ecobiometria, ultrassonografia, topografia, paquimetria e gonioscopia).
A Unidade da Visão do HULW também é o único serviço de saúde de João Pessoa que realiza a fotocoagulação a laser, um procedimento contra a Retinopatia da Prematuridade, doença que afeta a retina dos recém-nascidos prematuros e pode levar à cegueira.
ATUAÇÃO DA REDE EBSERH
Desde os primeiros anúncios sobre a covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde e com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão, tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas unidades, realizar treinamento de funcionários da Rede, promover webaulas, definir fluxos, montar câmaras técnicas de discussões com especialistas e atuar como hospitais referência em algumas regiões.