Notícias
DIA MUNDIAL
Hospital Universitário Lauro Wanderley realiza atividades para sensibilizar sobre prevenção e tratamento de lesões por pressão
João Pessoa (PB) –Todo o esforço para minimizar desconfortos faz a diferença para a segurança do paciente. No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Em alusão à data, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), administrado pela Ebserh, realizou uma programação com foco na importância da prevenção e do tratamento especializado.
No último dia 21, o hospital realizou palestra, mesa-redonda e mostra de tecnologias aplicadas no tratamento das lesões por pressão abordando os temas “Avaliação de risco e tecnologias para a prevenção de lesão por pressão” e “Desafios e perspectivas para a adesão às práticas de segurança para prevenção de lesão por pressão”. No hall dos elevadores, aconteceu uma exposição de tecnologias inovadoras para a prevenção e tratamento de lesões por pressão.
As atividades foram promovidas pelos profissionais do Serviço de Tratamento e Prevenção de Feridas Complexas do HULW, em parceria com equipes das unidades assistenciais, Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, Divisão de Enfermagem, Divisão de Nutrição Clínica Ambulatorial, Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico e Unidade de Desenvolvimento de Pessoal.
“O HULW trabalha as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entre elas, a Meta 6, cujo objetivo é reduzir risco de quedas e lesões por pressão. Este evento é uma ação para sensibilizar e, ao mesmo tempo, estimular as boas práticas assistenciais quanto à execução da meta e à adesão a protocolos seguros”, disse a enfermeira Jacqueline Barbosa, que atua no Serviço de Tratamento e Prevenção de Feridas Complexas do HULW.
As lesões por pressão, também chamadas de escaras ou úlceras de pressão, provocam sofrimento, alteração da qualidade de vida e elevação no custo do tratamento, constituindo-se em um problema de saúde pública. Podem ser classificadas, atualmente, pelos estágios um, dois, três e quatro, por lesão por pressão não classificável, lesão por pressão tissular profunda (relacionada a dispositivo médico) e lesão por pressão em membranas mucosas, sendo considerada um evento adverso, mas evitável.
O Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão foi comemorado este ano no dia 21 de novembro. A data tem como objetivo sensibilizar pacientes, familiares e profissionais de saúde sobre a lesão por pressão, que é considerada um evento adverso.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh