Notícias
ATENÇÃO E ACOLHIMENTO
Prancha ortostática de reabilitação utilizada no Hospital Universitário de Lagarto proporciona qualidade de vida e humaniza atendimento
O tempo de internamento prolongado e a gravidade do estado de saúde contribuem diretamente para a redução da mobilidade ativa e afeta, principalmente, pacientes em terapia intensiva e idosos. Objetivando proporcionar mais qualidade de vida minimizando eventos adversos da imobilização prolongada, o Hospital Universitário de Lagarto adquiriu mais um recurso para auxiliar na reabilitação motora dos pacientes.
Trata-se da prancha ortostática, uma espécie de maca que se inclina até a posição vertical e proporciona ao paciente ficar de pé de forma passiva. Nessa posição, diversas informações são enviadas ao cérebro, favorecendo o alongamento e o fortalecimento de grupos musculares.
Os benefícios da utilização do equipamento (ortostatismo) podem ser percebidos efetivamente para além do sistema muscular, como nos sistemas respiratório, digestivo, cardiovascular e ósseo, contribuindo na melhora do nível de consciência e do controle da fala.
“A utilização desse equipamento aqui no Hospital Universitário de Lagarto é mais um benefício no tratamento dos nossos pacientes”, destaca Juliana de Ávila Barreto, chefe da Unidade de Reabilitação da unidade hospitalar. “E contribuirá positivamente na evolução fisiológica, psicológica e social, aumentando a autoestima, melhorando a saúde e a qualidade de vida, observa.
Para Gustavo Melo, fisioterapeuta do HUL, além de ser mais um equipamento para o processo de reabilitação dos pacientes, a aquisição da prancha ortostática concorre de modo importante para a humanização do cuidado prestado aos usuários. “Tanto por possibilitar a verticalização daqueles que por algum comprometimento em sua saúde se encontram com limitações físicas, como também por proporcionar o acolhimento dos familiares em perspectivas mais funcionais dos seus parentes”, destaca.
“É gratificante ver mais um avanço do HUL que irá repercutir não somente na qualidade da assistência ao paciente, mas também no fortalecimento dos processos de ensino/aprendizagem dos nossos alunos e na formação de futuros profissionais”, finaliza Paula Dantas, chefe do Setor de Apoio Diagnostico e Terapêutico do Hospital Universitário de Lagarto.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Hospitalar Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e atualmente administra 41 hospitais universitários federais.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.