Notícias
REABILITAÇÃO
HUL-UFS/Ebserh realiza o IV Encontro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Lagarto (SE) – Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional (TO), celebrado em 13 de outubro, a Unidade de Reabilitação do Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS/Ebserh), realizou o IV Encontro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HUL. O evento aconteceu no formato híbrido (presencial e online) nos dias 14 e 15 de outubro e abordou o tema “Reabilitação no contexto hospitalar: possibilidades e desafios”.
Durante os dois dias, o evento aconteceu na Sala de Aula GEP e também teve transmissão online pela plataforma Teams. O objetivo foi capacitar os profissionais da Fisioterapia e TO, bem como residentes e estudantes através de discussões e reflexões sobre a prática diária. “Isso foi feito com o intuito de (re)construir conceitos, percepções, métodos, recursos, todos muito desafiadores para o contexto da assistência hospitalar”, explicou Ana Cláudia Santos Siqueira, terapeuta ocupacional do HUL e coordenadora do evento.
No dia 14, a programação contou com as seguintes palestras: "Atuação da fisioterapia no contexto hospitalar: possibilidade e desafios", com a fisioterapeuta Cândida Almeida; "Atuação da terapia ocupacional no contexto hospitalar: possibilidades e desafios", com a profa. Dra. Larissa Galvão; e a mesa-redonda "Fisioterapia e Terapia Ocupacional - A prática multiprofissional e interdisciplinar no contexto hospitalar", com a terapeuta ocupacional R2 Katiuscia Santos e o fisioterapeuta R2 Giancarlos Costa.
No dia seguinte, além da palestra "Uso de órteses e próteses no contexto hospitalar", com a fisioterapeuta Suzanne Guimarães; também ocorreu a Simulação Prática de confecção de órteses, com a terapeuta ocupacional Ana Evelyn dos Santos. O IV Encontro de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do HUL foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e pela Unidade de Reabilitação (UR).
“Pra mim, foi uma satisfação profissional participar da organização desse evento, visto que, nossas categorias têm um papel fundamental no cuidado diário com o paciente”, expressou Ana Cláudia. “Ainda temos uma equipe pequena, mas vejo o comprometimento de todos os colegas em fazer sempre o melhor. O hospital promover capacitação para essas áreas é também um meio de nos sentirmos reconhecidos pelo trabalho que realizamos”, concluiu.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Elizabeth Souza
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh