Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
Com foco na saúde mental série de ações marca realização da SIPAT 2024 do HUL-UFS
Palestras, momento de meditação, karaokê, sessões de massoterapia, auriculoterapia, ações itinerantes, limpeza de pele e maquiagem foram algumas das muitas ações realizadas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital Universitário de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), realizada de 16 a 20 deste mês, e que teve como tema: “Sua saúde mental importa”. O HUL-UFS é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O objetivo da Sipat 2024 foi direcionar o olhar para a saúde mental do trabalhador do HUL-UFS, sensibilizando todo o quadro de funcionários da instituição para a relevância do tema”, explica a enfermeira da Usost, Dulcilene Filgueira, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do HUL e uma das organizadoras do evento.
As palestras da Sipat abordaram diversos assuntos e integraram a programação diária do evento, como “Motivação: essencial na vida e no trabalho”; “Estafa mental e síndrome de Bornout”; “Assédio moral e sexual: fluxo de denúncia e o papel da Ouvidoria em casos de assédio”; “Prevenção contra o suicídio” aproveitando o gancho da campanha Setembro Amarelo; e “Violência contra a mulher”.
“Enxergar as fragilidades, valorizar os pontos de equilíbrio e fortalecer individualmente e em grupo a saúde mental no ambiente de trabalho foram metas aperfeiçoadas durante toda a semana por meio de diversas atividades, tanto locais como itinerantes para que o maior número de pessoas fosse alcançado”, destacou Dulcilene Filgueira.
Entre as atividades itinerantes, aconteceram dinâmicas como a “Terapia do Sorriso” e “Quem canta seus males espanta” sempre com boa participação dos funcionários.
A Sipat foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) e pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HUL-UFS.
Sobre a Ebserh
O HUL-UFS faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Coordenadoria de Comunicação Social