Governança de TIC
Publicado em
07/12/2020 18h40
Atualizado em
18/06/2021 18h05
A Governança de TIC se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da organização.
O PDTIC é o instrumento que permite nortear e acompanhar as ações de TIC, definindo as estratégias e o plano de ação para implementá-las, de modo que as diretrizes estejam alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição. Ainda, segundo a Instrução Normativa nº 01/2019, em seu art. 2º, inciso XXV, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTIC é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de TIC que tem como objetivo atender às necessidades finalísticas e de informação de um órgão ou entidade por um determinado período.