Notícias
TECNOLOGIA
Máquina que separa medicamentos otimiza trabalho na farmácia do HUJB
Uma grande ajuda da tecnologia tem garantido mais eficiência e segurança para os pacientes do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Desde o início do ano, a farmácia da unidade conta com um equipamento para separar medicamentos, formando kits conforme a prescrição médica.
O hospital é um dos poucos do Estado a contarem com a máquina unitarizadora, uma das mais modernas do mercado. A aquisição garante melhor rastreabilidade dos medicamentos dispensados para os usuários do setor de pronto-atendimento e de internação do HUJB.
Com a máquina fragmentadora, é possível realizar a gestão dos remédios de forma unitária, a fim de melhorar os processos, controle, dispensação, assertividade e rastreabilidade do material utilizado pela farmácia. Antes da aquisição, o processo era feito de forma manual pelos funcionários do setor, o que demandava um tempo maior e corria o risco de ocorrer rasuras.
De acordo com a farmacêutica do HUJB, Desterro Menezes, o equipamento oferece mais segurança aos pacientes, visto que pode reduzir em até 90% os riscos de erros relacionados à administração dos medicamentos. Também facilita o trabalho de toda a equipe do hospital.
Os produtos, adquiridos em grandes quantidades, são cadastrados e acondicionados pela farmácia. Antes de ser distribuído ao paciente, é dividido em doses e cada unidade recebe a identificação devida, constando nome do remédio, data de validade, lote, fabricantes, concentração e princípio ativo.
Nos kits também seguem todas as observações com relação aos possíveis riscos que o medicamento pode causar ao paciente, como efeitos colaterais. As embalagens são em diversos tamanhos e cores, de modo a facilitar a identificação e armazenamento dos fármacos.
“Quando instalarmos o aplicativo eletrônico, certamente o processo será ainda mais eficiente, já que as prescrições não serão mais transcritas pelos funcionários da farmácia e, sim, diretamente visualizadas no sistema”, comunicou Desterro, acrescentando que constarão ainda nas embalagens o nome do paciente e as doses prescritas no tratamento.
Ebserh
Desde dezembro de 2015, o HUJB integra a rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais.
O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Por Jacqueline Santos - Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh