Notícias
PREVENÇÃO
HUJB-UFCG/Ebserh promove campanha em prol da higienização das mãos
O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HUJB-UFCG/Ebserh/MEC) realizou uma campanha lúdica em diversos setores da unidade hospitalar para conscientizar sobre a importância da higienização correta das mãos.
Os colaboradores, os pacientes pediátricos e os seus acompanhantes/responsáveis receberam a visita dos membros do Comitê de Humanização, da equipe multiprofissional e de outros setores do hospital como a UASCA (Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente) que fizeram diversas ações lúdicas, cantaram músicas e fizeram as devidas orientações de higiene.
Anualmente, no dia 05 de maio comemora-se o Dia Mundial da Higienização de Mãos. Esta é uma campanha organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando a prevenção da transmissão de infecções, em especial aquelas relacionadas a assistência à saúde.
O objetivo da campanha é despertar nos profissionais a importância para os passos da higiene das mãos tanto com a utilização de álcool em gel como também com o uso de água e sabão, preconizados pela OMS, bem como sua disseminação, com o intuito de proteger os pacientes contra os patógenos resistentes e salvar vidas, reduzindo as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.
Segundo a OMS, as IRAS estão entre as maiores causas de morte e aumento da morbidade entre os pacientes hospitalizados. A cada cem pacientes internados, estima-se que pelo menos sete em países desenvolvidos e dez em países em desenvolvimento vão adquirir IRAS.
Sobre a Rede Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Elthon Ribeiro – Jornalista HUJB-UFCG/Ebserh