Notícias
TREINAMENTO
HUJB realiza semana Liderança em Foco com imersão em competências essenciais para gestores
Cajazeiras (PB) - O Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu a "Semana Liderança em Foco", um evento de quatro dias que reuniu gestores de diversas áreas para uma imersão completa em conceitos e práticas de liderança. A iniciativa combinou abordagens teóricas e práticas, com o objetivo de oferecer um aprendizado experiencial e reflexivo, preparando os participantes para os desafios cotidianos da gestão hospitalar.
As atividades foram distribuídas ao longo da semana, proporcionando aos gestores a oportunidade de se aprofundarem em temas fundamentais, como comunicação eficaz, inovação, tomada de decisão e resiliência emocional. “O projeto Liderança em Foco surgiu da necessidade de capacitar os líderes do hospital, assegurando que estejam alinhados com a cultura organizacional e os valores institucionais, além de promover um ambiente mais coeso e colaborativo”, destacou Tayrine Matias de Paula, psicóloga organizacional e do trabalho do HUJB.
Com uma abordagem integrada, o programa buscou não apenas desenvolver competências essenciais, mas também fortalecer a conexão dos gestores com a missão e os valores do HUJB. O chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Manuel Carlos Pereira Junior, enfatizou que expectativa é que essa capacitação contribua para um ambiente de trabalho mais eficiente e harmonioso, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados à comunidade.
A Semana Liderança em Foco foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram a relevância do conteúdo e a aplicabilidade imediata dos conhecimentos adquiridos em suas rotinas diárias. A iniciativa reafirma o compromisso do HUJB com a excelência na gestão e o cuidado com seus pacientes, sempre buscando inovação e aprimoramento contínuo.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.