Notícias
HUMANIZAÇÃO
Evento realizado no HUJB-UFCG promove conforto e bem-estar a pacientes e familiares
Cajazeiras (PB) – A Comissão de Cuidados Paliativos e o Comitê de Humanização do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu no último dia 14, o evento Palliday, em comemoração ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado mundialmente em 12 de outubro. Foram proporcionados momentos de conforto e bem-estar aos pacientes e seus acompanhantes. O evento foi realizado conjuntamente com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh).
A programação aconteceu pela manhã, na sala da antiga recepção do hospital, com o oferecimento de serviços como corte de cabelo e maquiagem para pacientes, colaboradores Ebserh e terceirizados, além da Oficina de Cuidado e Conforto para os colaboradores do hospital, com participação dos alunos de Fisioterapia do Cento Universitário Santa Maria, acompanhados de sua professora.
Ainda na parte da manhã, a música foi levada aos pacientes pelas notas do violino de David Alefh Oliveira, acompanhado de membros das comissões organizadoras. Na ocasião, foram distribuídos folhetos informativos sobre os cuidados paliativos.
Às 10h, foi realizada de forma online pelo Teams, a palestra “Conversa Paliativa” com o tema “Espiritualidade em Cuidados Paliativos”, abordado pela psicóloga hospitalar do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), Sarah Xavier Vasconcelos de Fialho. A programação foi encerrada, à tarde, com uma sessão de cinema, o Cine Pali, no anfiteatro do HUJB, com a exibição do filme “A partida Final”.
A presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, a médica Lunna Borges, enfatizou que esse evento foi muito especial, pois destacou a importância dos cuidados paliativos na
promoção da qualidade de vida e no alívio do sofrimento de pacientes que enfrentam doenças graves.
Para Lunna, a realização do evento foi possível graças ao empenho e dedicação dos integrantes da Comissão e da própria comunidade, que se uniram para proporcionar momentos de conforto e bem-estar para os pacientes e suas famílias. “Agradecemos a todos que participaram e apoiaram essa iniciativa tão importante. Continuamos comprometidos em oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e acolhedor para todos que necessitam”, finalizou.
Um dos pacientes atendidos na ação foi o senhor José Jucier de Sousa Silva, que além de tratar sua saúde no hospital, pode cortar o cabelo e fazer a barba. “Recebi um tratamento vip”, disse o senhor José. “Passei sete dias internado e fui muito bem atendido por toda equipe do HUJB. Logo irei para minha residência com saúde e mais bonito!”, enfatizou o paciente.
Cuidados paliativos
O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre anualmente no segundo sábado de outubro.
Cuidado paliativo é a assistência prestada a pacientes em fase avançada de doença progressiva e sem a possibilidade de cura, na busca de aliviar a dor e o sofrimento, considerando além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais. Considera a vontade e valores do paciente e família por meio de uma comunicação clara e constante. Procura não expor o paciente a procedimentos e intervenções que não tenham um objetivo claro de diminuir sintomas e aliviar sofrimento. Deve ser prestado por uma equipe interdisciplinar, que irá trabalhar para promover o conforto e a melhoria na qualidade de vida de quem está enfermo e de sua família e amigos.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de
uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.