Notícias
Intercâmbio
Cerimônia de recebimento e acolhimento de profissionais da Saúde de Angola é realizada no HUJB-UFCG
Cajazeiras (PB) – Na manhã da última terça-feira (30), o auditório do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi palco da Cerimônia de Recebimento e Acolhimento de profissionais da área de saúde vindos de Angola, pelo Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde.
Rosuita Fratari Bonito, Coordenadora de Gestão do Ensino, abriu a solenidade enfatizando a “importância histórica do povo angolano para o Brasil e, sem sombra de dúvidas, a importância da troca de conhecimento entre nações com tão fortes laços”, destacou.
Os profissionais selecionados preencherão três vagas destinadas ao programa. Aires de Castro Miudo, Fisioterapeuta, Feliciana Maria Ndanpandula, Enfermeira, e Vaneza Ines Baza Zau, Farmacêutica, exercerão suas atividades no âmbito do HUJB pelos próximos dois anos.
Estes profissionais estarão diretamente ligados à Unidade da Equipe Multiprofissional, onde terão a oportunidade de interagir com os profissionais do HUJB, professores, alunos e a comunidade.
O Gerente de Ensino e Pesquisa em exercício, Wemerson Neves Matias, destacou a importância do Programa: “Este intercâmbio na modalidade fellowship proporcionará o intercâmbio de boas práticas, inovações e conhecimentos entre os profissionais do HUJB e os profissionais Angolanos, consolidando assim, o Hospital Universitário Júlio Bandeira como referência nos cenários de aprendizagem de graduação e pós-graduação, tanto no cenário nacional quanto internacional”.
A Superintendente do HUJB, Ana Paula Oliveira da Silva, também destacou a iniciativa. “O Hospital Universitário Júlio bandeira tem a honra de receber nossos colegas Angolanos, reafirmando o compromisso com a formação em saúde. Esperamos que os mesmos possam alcançar excelência em conhecimento e experiências exitosas, levando em sua bagagem de volta para a Angola, a certeza de serem instrumentos de transformação para o sistema de saúde angolano, além de construções afetivas e culturais do sertão nordestino”, destacou.
Sobre o Programa
O Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A iniciativa contempla a formação de profissionais angolanos no Brasil, em hospitais de instituições formadoras identificados pela Ebserh e pelo Ministério da Saúde, em diversas modalidades de ensino, tais como fellowship (nos moldes de residência), doutorado, mestrado, especialização, aperfeiçoamento e estágio complementar.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.