Notícias
REGULAÇÃO
Entenda como acontece a regulação de leitos para o HUAC
Regulação hospitalar significa o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, a partir da identificação da necessidade desse paciente, ele é direcionado ao local mais adequado para o seu atendimento.
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e vinculado à Rede Ebserh, atende 100% pelo SUS e é contratualizado com a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde do Município (SMS). Assim, os encaminhamentos para o HUAC acontecem por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) do Ministério da Saúde, através da Central de Regulação de Leitos (CRL) da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande.
O Hospital oferta as vagas existentes para a regulação municipal e o gerenciamento da entrada dos pacientes na rede de hospitais acontece, portanto, por meio da Secretaria de Saúde do Município. Já as solicitações de internação são realizadas pelas portas de entrada do SUS, a exemplo das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A partir daí, o sistema de regulação do município faz o cruzamento de dados entre as solicitações recebidas e as vagas ofertadas por cada unidade de saúde, de acordo com o perfil de atendimento de cada hospital da rede e a necessidade do paciente e, assim, encaminha o usuário para a unidade de saúde que melhor atenda a sua demanda.
SISREG
É um sistema disponibilizado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulador, por meio de módulos que permitem a regulação do acesso de consultas, exames, procedimentos de média e alta complexidade, bem como a regulação das internações e de cirurgias eletivas.
Benefícios do sistema
Algumas das vantagens da utilização do SISREG, além da impessoalidade no processo de encaminhamento, bem como o acesso de maneira igualitária aos serviços de saúde, são:
- Permitir a distribuição de forma equânime dos recursos de saúde para a população própria e referenciada.
- Facilitar o planejamento dos recursos assistenciais em uma região.
- Identificar as áreas de desproporção entre a oferta e a demanda.
- Disponibilizar informações em tempo real sobre a oferta de leitos, consultas e exames especializados de média e alta complexidade.
- Agendar internações e atendimentos eletivos para os pacientes.
- Controlar a execução da oferta disponibilizada por estabelecimento de saúde executante.
Sobre a Ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Camila Monteiro - Jornalista HUAC-UFCG/Ebserh com informações do portal do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass)