Notícias
EXTENSÃO
Projeto “Quimioação” utiliza produções audiovisuais educativos para auxiliar pacientes e familiares sobre o tratamento da quimioterapia no HUAC
Campina Grande (PB) – Com o objetivo de fornecer informações claras e acessíveis para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o tratamento com quimioterápicos, melhorando a experiência e a qualidade de vida desses pacientes, o projeto da UFCG, “Quimioação” atua no setor de Quimioterapia infantil do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh).
O projeto cria conteúdos audiovisuais, incluindo vídeos animados, para orientar pacientes e seus familiares. Os materiais abordam efeitos colaterais das drogas de quimioterapia, como náuseas, feridas bucais e constipação, e oferecem dicas práticas para lidar com esses desafios em casa, alinhadas aos princípios do Estatuto da Pessoa com Câncer e diretrizes de educação em saúde.
Utilizando uma linguagem inclusiva e recursos como audiodescrição, os vídeos são fáceis de entender e acessíveis para todos, independentemente do nível de escolaridade ou entendimento. Além disso, proporciona suporte humanizado para as crianças e familiares nos casos de urgência oncológica, contando inclusive com a mascote Feliz.
A professora da Universidade Federal de Campina Grande e coordenadora do projeto de extensão, Rosângela Vidal de Negreiros, se diz satisfeita pelo projeto que tem 10 pessoas envolvidas ao total e conta uma novidade: “O projeto que já atende o público infantil, será renovado e atingirá o público adulto da Quimioterapia do HUAC também no ano que vem”.
Vale ressaltar que David é um avatar inteligente que foi desenvolvido pela equipe multidisciplinar do projeto em homenagem ao um ex-paciente quimioterápico da Unidade Hospitalar e é hoje o “apresentador” de conteúdos audiovisuais sobre a temática que estão disponíveis no instagram do projeto.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.