Notícias
MELHORIAS
Primeira etapa da reforma das Alas Pediátrica e Oncopediátrica garante mais conforto e segurança para pacientes do HUAC
Campina Grande (PB) - A Ala de Internação Pediátrica e Oncopediátrica do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/EBSERH), em Campina Grande, está passando por uma importante reforma para modernização das instalações, com foco na segurança e no bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde. A obra teve início em 29 de janeiro de 2024 e foi planejada em duas etapas, com a primeira sendo concluída em 27 de janeiro de 2025.
O gerente administrativo do HUAC-UFCG/Ebserh, Allison Haley dos Santos, ressaltou a importância da reforma pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para os colaboradores "Valorizar o trabalho dos profissionais, promovendo mais segurança, mais conforto e mais qualidade, é um compromisso da gestão atual da Ebserh , que através do maior programa de investimento na reestruturação está proporcionando aos HUs, investindo na reforma, na qualificação desse espaço físico".
Segundo a chefe do Setor de Infraestrutura do HUAC, Vanessa Elizeu, relatou que a primeira etapa o qual teve 320m2 de área reformada trouxe diversas melhorias como: três enfermarias com cinco leitos cada, um leito de isolamento, sala de prescrição médica, sala de equipamentos, rouparia, repouso médico masculino e feminino com banheiro, além de uma brinquedoteca que funcionará temporariamente como posto de enfermagem durante a segunda etapa da obra; sistema de aquecimento solar de água; climatização aprimorada; telhado termoacústico; instalações elétricas modernizadas ; execução de nova rede de gases medicinais; revestimento interno de piso; pintura das paredes e teto; ampliação de janelas; visores amplos nas enfermarias e portas das enfermarias com visor; banheiros acessíveis; instalação de bate macas no corredor e enfermarias; criação de áreas técnicas com todas as tubulações aparentes e fachada revitalizada (460m²).
"As melhorias implementadas na reforma da Ala Pediátrica e Oncopediátrica do HUAC promovem um ambiente mais seguro, confortável e humanizado, garantindo condições ideais para pacientes e profissionais. A ampliação da eficiência energética, com a instalação de telhas termoacústicas, o uso de energia solar e o aumento da iluminação natural, não apenas contribui para a sustentabilidade, mas também otimiza os custos operacionais. Essa reforma representa um marco no avanço da qualidade dos serviços de saúde, reafirmando o compromisso do hospital com a excelência no atendimento infantil e oncológico, oferecendo um espaço mais acolhedor e adequado para o cuidado das crianças.", conclui em seu relatório.
O paciente oncopediátrico, Davi Melo Medeiros, destacou os benefícios do novo espaço reformado "Estou muito feliz com a reforma, porque agora eu posso observar mais o lado de fora, ter um contato a mais com a luz do Sol, porque antes na outra sala ficava mais trancado, tinha menos contato com assim do lado de fora".
A mãe de um outro paciente internado na ala, Maria de Lourdes Pedro Francisco, agradeceu ao excelente atendimento recebido pelo filho que está internado há quase 2 anos na Unidade Hospitalar "Meu filho foi o primeiro a entrar na nova etapa daqui da HU, estamos muito felizes por essa estrutura adequada para nós, um novo acolhimento, um espaço excelente, tudo muito lindo e espero que a segunda etapa venha ser melhor do que a que a gente está agora".
Vale ressaltar aos esforços de colaboradores (RJU, Ebserh, Ministério da Saúde e das empresas terceirizadas), órgãos públicos, parlamentares, Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e os sindicatos dos empregados da Ebserh e RJU, além de pacientes, acompanhantes, visitantes e toda a sociedade civil para a concretização dessa primeira etapa.
Segundo a Divisão de Administração e Finança do HUAC, a primeira etapa da obra custou R$ 1.804.030,72 com previsão de ser finalizada em 2025. O valor total será de cerca de R$ 3,3 milhões, tendo como fonte o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Mais informações no vídeo
Referência na região
O HUAC-UFCG/Ebserh atende pacientes de média e alta complexidade da região de Campina Grande e municípios do entorno. O hospital é o único público da Paraíba que oferece tratamento em oncopediatria.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.