Notícias
AGILIDADE
Ebserh em ação: Em esforços concentrados para redução de fila cirúrgica no HUAC-UFCG
Campina Grande (PB) - Desde 14 de outubro, o número de cirurgias eletivas realizadas semanalmente no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG) vem aumentando graças ao esforço da equipe e também da retomada do funcionamento de leitos cirúrgicos (de 15 para 29), que estavam suspensos devido a reforma da Ala Pediátrica.
Segundo a Chefe Substituta do Setor de Contratualização e Regulação do HUAC, Danielle Gomes Barbosa, o HUAC realiza em média 129 cirurgias mensalmente, E passará a realizar em torno de 240 procedimentos no mesmo período, ultrapassando a meta (20%). A previsão é que entre 14 de outubro e 07 de dezembro, ocorram mais de 360 cirurgias eletivas, incluindo os mutirões de cirurgia realizados nos fins de semana e feriados. Entre as especialidades contempladas nesta ampliação de procedimentos estão: pediatria, cirurgia geral, urologia, ginecologia e mastologia.
AMPLIAÇÃO
“Essa ampliação é possível por meio de um empenho da Rede Ebserh para a otimização de processos e recursos, possibilitando assim a maior oferta de atendimentos, e o atingimento da meta proposta por cada hospital, bem como na rede em sua totalidade, para a garantia do êxito do projeto”, explicou o coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar da Ebserh, Rodrigo Oliveira.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.