Galeria de Imagens
O evento aconteceu no auditório da instituição e foi transmitido ao vivo para os colaboradores
HUAC realiza solenidade comemorativa dos seus 70 anos
Foi realizada, hoje (10), no auditório da instituição, cerimônia para comemoração dos 70 anos do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh.
A solenidade foi prestigiada por autoridades da Paraíba, além de ser transmitida através de live para todos os colaboradores da instituição. Tal solução foi pensada como forma de se evitar aglomeração, mas tornando possível que os profissionais pudessem acompanhar a comemoração ao vivo.
Esteve presente no evento o secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Geraldo de Medeiros. Em sua fala ressaltou os relevantes serviços prestados pela instituição, destacando o seu papel no tratamento de doenças crônicas e raras.
O superintendente do HUAC, Homero Rodrigues, relembrou a história do patrono do hospital, Alcides Carneiro, e ressaltou que sua história se confunde com a da instituição, já que aqui já foi paciente, acompanhante, professor, diretor administrativo e, agora, superintendente.
Também esteve presente na solenidade o prefeito eleito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima. Ele registrou a importância do trabalho integrado como forma de encontrar soluções conjuntas e o compromisso de focar esforços na melhoria dos serviços de saúde do município.
Também estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Vicemário Simões, o vice-reitor Camilo Farias, bem como a superintendente do Hospital Universitário Júlio Bandeira, Mônica Paulino, e a coordenadora da Unidade Acadêmica de Medicina da UFCG, Mabel de França.
HISTÓRIA
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), inaugurado em 1950, completa, hoje, 70 anos. Inicialmente Hospital Regional Alcides Carneiro, possuía a finalidade de prestar assistência médica aos funcionários públicos federais, vinculados ao Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (Ipase). Desde sua fundação, tornou-se centro de referência em ensino e assistência médica no Nordeste.
Posteriormente, passou a compor o Instituto Nacional de Assistência e Previdência Social (Inamps), período em que ampliou a sua vocação para o ensino através da concessão de estágios para acadêmicos de enfermagem e farmácia da Universidade Regional do Nordeste e acadêmicos de medicina da Universidade Federal da Paraíba – Campus II, bem como da criação de três programas de residência médica: cirurgia geral, clínica médica e pediatria.
Em 1988, passou a integrar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e, em 2002, o HUAC passou a fazer parte da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), criada a partir do desmembramento da UFPB. Atualmente, é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com a qual a UFCG assinou o contrato de adesão em dezembro de 2015.
Camila Monteiro - Jornalista HUAC-UFCG/Ebserh