Notícias
PARCERIA
Projeto de cooperação técnica entre Ebserh e IFF/Fiocruz inicia atividades em hospitais da UFRN
Santa Cruz (RN) – Na última quinta-feira, 26, aconteceu no Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN) o lançamento do Projeto de Fortalecimento do Cuidado Obstétrico e Neonatal. A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Na sexta-feira, 27, a equipe do IFF também realizou visita técnica na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) que, assim como o Huab, é uma das 25 unidades da Ebserh que integram o projeto de cooperação técnica.
A solenidade de lançamento ocorrida no Huab-UFRN contou com gestores do hospital, do município e do Estado do Rio Grande do Norte, bem como conselheiros de saúde, colaboradores, estudantes e lideranças das unidades acadêmicas da UFRN. “É um momento de envolver todos os atores assistenciais e de ensino para que coletivamente possam ser construídos processos consistentes e duradouros que tragam respostas significativas no cuidado perinatal”, afirma a Superintendente do Huab-UFRN, Cláudia Medeiros.
A cooperação é uma estratégia de apoio para a qualificação de práticas clínicas com ênfase nas causas da mortalidade neonatal e mortalidade materna. De acordo com a Gerente de Atenção à Saúde do Huab-UFRN, Flávia Santos, o projeto vai possibilitar avanços na qualificação das práticas clínicas, melhoria dos desfechos perinatais por meio do compartilhamento de saberes, evidências científicas e inovação tecnológica, visando a diminuição da morbimortalidade materna e neonatal
O projeto busca, através da parceria com o IFF/Fiocruz, aperfeiçoar processos de trabalho relacionados com os cuidados obstétricos e neonatais em 25 maternidades universitárias administradas pela Ebserh em todo o país. “O objetivo central é que a gestão desses hospitais universitários e seus profissionais possam refletir sobre as suas práticas de cuidado perinatal e encontrar nos especialistas oferecidos pela parceria entre as instituições uma forma de trabalhar uma metodologia que vai priorizar etapas que possam, eventualmente, ser aperfeiçoadas no processo de cuidado”, explica Mônica Iassana Reis, consultora do IFF/Fiocruz.
O projeto será executado ao longo de 24 meses, tendo como objetivo implantar os dez passos para o cuidado neonatal e dez passos para o cuidado obstétrico para a redução da morbimortalidade materna. Também está entre os objetivos o fortalecimento e monitoramento de indicadores do cuidado obstétrico e neonatal, e criar uma rede colaborativa entre as 25 maternidades da Ebserh que integram a iniciativa.
No Rio Grande do Norte, o Huab-UFRN se destaca nos serviços humanizados, no cuidado integral e centrado ao paciente e no acesso, qualidade e segurança nos processos assistenciais. A MEJC-UFRN, que também faz parte do projeto, é referência no atendimento à gestante em todo o Estado, realizando cerca de 350 partos por mês, além de ofertar os procedimentos necessários durante os primeiros dias do recém-nascido, como testes de triagem para rastreio de diversas doenças.
Sobre a Rede Ebserh
O Huab-UFRN e a MEJC-UFRN fazem parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paola Caracciolo, com informações de Aline Freitas da Silva
Coordenadoria de Comunicação Social