Notícias
PESQUISA EM SAÚDE
Huab participa de estudo transversal multicêntrico
O Hospital universitário Ana Bezerra, um dos precursores no Brasil no desenvolvimento e implantação do checklist do parto seguro foi cenário de estudo multicêntrico, juntamente com Maternidade Escola Januário Cicco - MEJC e 5 hospitais do México . O estudo foi coordenado pelo professor Zenewton Gama do CCS/UFRN, e contou com a colaboração de pesquisadores do HUAB-UFRN, professora Quenia Camille Soares Martins e professor Wilton Medeiros , além de pesquisadores da Universidade de Murcia na Espanha. O artigo oriundo da pesquisa foi publicado no final de dezembro na revista BMJ Open (British Medical Journal Open) e versou sobre os indicadores de qualidade obstétrica e compara estes entre maternidades de diferentes complexidades em ambos os países com bases nas diretrizes do checklist do parto seguro.
“A natureza multicêntrica deste projeto possibilitou analisar e comparar a segurança do paciente em serviços obstétricos no nível das instalações em dois países de renda média (Brasil e México), um assunto sobre o qual pouca informação está disponível, embora o parto é uma das principais causas de internação hospitalar nesses países.
► Este estudo mede a qualidade e a segurança nos serviços obstétricos a partir de dados primários, em oposição às informações e dados mais limitados publicados pelos sistemas de informação oficiais.
► O método e o conjunto de indicadores utilizados neste estudo podem ser úteis para serviços obstétricos que desejam controlar seus processos e desfechos relacionados à qualidade e segurança no atendimento ao parto.
► Os dados deste estudo não são representativos dos países participantes, mas são úteis para identificar benchmarks entre as instituições avaliadas, analisar perfis das instituições participantes e priorizar oportunidades de melhoria.
► A natureza descritiva do estudo sugere, mas não nos permite estabelecer, relações causais entre o cumprimento das boas práticas e suas repercussões sobre os resultados adversos. Outros estudos são necessários para testar essas hipóteses”.