Notícias
GESTÃO
Painel de prescrição farmacêutica em tempo real do HU-Univasf melhora atendimento aos pacientes
Petrolina (PE) – Um painel informativo que fornece em tempo real o status da prescrição medicamentosa de cada paciente internado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) tem proporcionado maior agilidade no atendimento ao mesmo tempo em que melhorou o perfil de segurança na utilização dos medicamentos. O HU-Univasf é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Referência em urgência e emergência em especialidades como neurocirurgia, traumato-ortopedia e cirurgia vascular, entre outros, numa região geográfica com cerca de dois milhões de habitantes e com uma média diária de cerca de 230 pacientes internados (incluindo os 18 leitos de UTI), a agilidade e a segurança na prescrição são valiosas no HU-Univasf.
“Nessa nova estrutura, diminuímos o tempo da avaliação farmacêutica da prescrição e ganhamos celeridade em identificar aspectos da prescrição e intervenção farmacêutica, promovendo um melhor perfil de segurança na utilização de medicamentos no hospital. Outro ponto positivo do painel é a facilitação da comunicação entre os profissionais de saúde sobre as informações da prescrição”, destaca o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-Univasf, Felipe Medeiros.
A inovação criada pelas equipes do Setor de Farmácia Hospitalar (Unidades de Farmácia Clínica e de Dispensação Farmacêutica) e do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HU-Univasf é um painel alicerçado no Kanban (método de gestão que usa cartões e colunas coloridas para controlar o fluxo de trabalho). Nele, um quadro informativo do status da prescrição de cada paciente internado no HU proporciona o acompanhamento em tempo real.
Felipe Medeiros explica que o painel apresenta em colunas todas as etapas da rotina do internamento. “Temos a prescrição; a assinatura eletrônica dela; a prescrição triada pelo farmacêutico; a dispensada; as prescrições que foram avaliadas, mas que contêm pendências; as prescrições com ocorrências identificadas pelo profissional farmacêutico; aquelas que tiveram alteração; as prontas e os pacientes com alta hospitalar”, comenta o gestor.
As vantagens do painel transcendem a assistência ao usuário e impactam profundamente também nas áreas de gestão e de ensino. “Esse novo modelo também trouxe sustentabilidade ambiental ao reduzirmos em mais de 18 mil impressões por mês, já que agora usamos apenas a rotina de forma eletrônica para avaliação, triagem e dispensação. Em relação ao ensino, os residentes também podem acompanhar pelo sistema AGHUx a evolução no prontuário do paciente realizada pelo profissional farmacêutico do serviço”, explica Medeiros.
Em paralelo, foi desenvolvido o Relatório de Ocorrências que é disponibilizado às chefias das especialidades para que seja avaliada e resolvida a ocorrência apresentada, como dosagem acima da máxima, ausência de tempo de infusão, medicamento duplicado, parecer contrário do infectologista e finalização do tratamento, entre outros. “Dessa forma, há o registro da avaliação farmacêutica para conhecimento dos profissionais prescritores”, completa Felipe Medeiros.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.