Notícias
DOAR É SALVAR VIDAS
HU-Univasf mobiliza população no Dia Nacional do Doador de Sangue
Instituição chama a atenção da sociedade para a importância do ato de doar
Publicado em
25/11/2024 16h07
Doar sangue é um ato de solidariedade voluntário e altruísta.
Petrolina (PE) - Doar sangue é um ato de solidariedade voluntário e altruísta. Muitas vezes, a transfusão é a principal terapia para salvar a vida de alguém. No Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, unidade gerida pela Rede Ebserh, reforça a importância da doação de sangue.
O ideal é que o fluxo de doações aconteça durante todo ano. “Quando se cria o hábito de doar frequentemente, diminui o risco de passar por períodos de escassez, pois a frequência da doação tende a se distribuir igualmente ao longo do ano e não apenas em datas específicas como em campanhas”, explica Nathália Nunes Coelho, enfermeira da Unidade de Hemoterapia do HU-Univasf.
Para o perfil assistencial da unidade, o impacto da doação de sangue na vida dos pacientes atendidos é extremamente importante. A enfermeira destaca o HU como o hospital da região que “mais utiliza os produtos do sangue disponibilizados pelo Hemope Petrolina” e a reposição do estoque como muito necessária para o funcionamento do HU-Univasf, em especial para os atendimentos de traumas que, em função da perda sanguínea dos pacientes, necessitam de muita transfusão.
Campanha antecede período de festas
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, por conta da proximidade das férias, datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados.
“Estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50Kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam da autorização do responsável), não estar em jejum no momento da doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Algumas doenças têm impedimento temporário ou definitivo e deve ser informado ao médico na triagem”, destaca Nathália Nunes sobre os requisitos básicos para se tornar um doador de sangue.
Onde doar? Hemocentros em Petrolina e Juazeiro
-
Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) – Unidade Petrolina
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30
Endereço: R. Pacífico da Luz, s/n – Centro, Petrolina – PE, 56304-010
Telefone: (87) 3182-5866 | (87) 3866-6601
-
Banco de sangue: Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia) – UCT de Juazeiro
Horário de funcionamento:
Segunda-feira das 8h às 12h;
Terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h. Obs: Sexta-feira das 14h às 17h (Atendimento a pacientes do ambulatório de hematologia)
Endereço: Rua Joaquim Bispo dos Santos, s/n – Bairro Santo Antônio – Juazeiro/BA – CEP: 48903-190
Telefone: (74) 3611-7532
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.