Notícias
PROMOÇÃO DA SAÚDE
HU-Univasf lança guia para pacientes em uso de nutrição enteral domiciliar
Petrolina (PE) – Chegou a 2ª edição do “Guia Multiprofissional de orientação para pacientes em uso de Nutrição Enteral Domiciliar”. Uma das principais novidades é a inclusão de vídeos educativos, que visam facilitar o processo de orientação sobre o uso da nutrição enteral fora do ambiente hospitalar, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes em domicílio. A iniciativa é do Comitê Multiprofissional de Terapia Nutricional (CMTN) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Guia está disponível, a partir de 6 de junho, em: bit.ly/guianutrihu
A nutricionista e presidente do CMTN, Izabelle Araujo, ressaltou a importância do material: “A elaboração do Guia teve como objetivo contribuir com a alta hospitalar do paciente em uso de nutrição enteral (NE), norteando as principais orientações dos profissionais envolvidos no cuidado desse paciente, e assim minimizar os impactos nutricionais que podem ocorrer após a alta hospitalar, visando uma orientação multiprofissional bem estruturada e preferencialmente feita com antecedência para que a família possa se organizar”. No Guia, encontram-se diretrizes elaboradas pelas áreas de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina.
De acordo com o Guia, a nutrição enteral é uma alternativa terapêutica para alimentar pessoas que não podem se alimentar pela boca em quantidade suficiente para manter a saúde. Ela é administrada ao paciente por meio de uma sonda fina, que é um tubo fino, macio e flexível, e que leva a dieta líquida diretamente para o estômago ou intestino. Essa sonda pode ser posicionada via nasal (no nariz) ou oral (na boca), ou ainda implantada por meio de procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, no estômago, duodeno ou jejuno (ostomia).
Combate à Desnutrição Hospitalar
A data de lançamento do Guia é simbólica, pois em 6 de junho é comemorado o Dia de Combate à Desnutrição Hospitalar e, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) realiza a campanha “Diga não à Desnutrição”. O objetivo é conscientizar e estimular as equipes assistenciais a adotarem estratégias para enfrentar a desnutrição hospitalar, representando uma importante iniciativa na promoção da assistência nutricional segura.
A campanha consiste em onze passos, formando a palavra DESNUTRIÇÃO, que incluem desde a avaliação nutricional até a orientação para a alta hospitalar. As diretrizes visam traçar planos para identificação precoce e manejo da desnutrição em pacientes hospitalizados, promovendo a continuidade no cuidado intra-hospitalar e o engajamento do paciente e/ou familiares no tratamento. Conheça os passos:
- Determine o risco e realize a avaliação nutricional;
- Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas;
- Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias;
- Não negligencie o jejum;
- Utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida versus estimada;
- Tente avaliar a massa e a função muscular;
- Reabilite e mobilize precocemente;
- Implemente, pelo menos, dois indicadores de qualidade;
- Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro dos dados em prontuário;
- Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento;
- Oriente a alta hospitalar.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Andreia Pires
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh