Notícias
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE
HU implanta Programa de Ginástica Laboral
Acompanhantes de pacientes internos e funcionários do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) são beneficiados com programa de ginástica laboral e orientação postural. A ideia é trabalhar corpo e mente, por meio de atividades físicas leves e de curta duração que promovam alívio do estresse, das dores e façam com que os profissionais e usuários do HU saiam um pouco da rotina hospitalar.
A iniciativa, que faz parte do projeto “A saúde dos pacientes começa com a saúde dos nossos trabalhadores”, é coordenada pela área de educação física da Unidade de Reabilitação do HU-Univasf e tem como objetivo incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável aos usuários do Hospital. Além da ginástica laboral, o projeto contempla outras ações: avaliação antropométrica e postural; grupo de caminhada e corrida; grupo de pesquisa sobre a qualidade dos cuidadores.
Para Maria Gorete Alves, que está no HU acompanhando seu esposo no período de internação, é muito legal participar das atividades – “Ficamos muito tensos e com a atividade a gente relaxa e se descontrai um pouco, e ainda aprendemos sobre os movimentos posturais adequados para cuidar dos nossos familiares, sem sobrecarregar tanto a nossa estrutura física”.
Para a colabora Cícera Feitosa, o projeto tem contribuído para o seu bem-estar e de seus colegas de trabalho – “Gosto muito dos exercícios. Ajuda a melhorar a auto-estima e nos deixam mais dispostos para o desempenho de nossas atividades”.
O projeto conta com o apoio de seis monitores, alunos dos cursos de educação física e medicina da Univasf. Para os acompanhantes, a ginástica laboral acontece todas as segundas e quartas-feiras, no saguão central do HU. Para os funcionários, as atividades laborais são realizadas três vezes por semana.
De acordo com a educadora física Paula Maduro, a cada encontro são realizados exercícios de alongamento, dinâmicas de grupo, são prestadas orientações de ergonomia e postura para um melhor cuidado dos familiares internos. Além disso, é feita também a aferição de pressão arterial dos participantes. “Esses acompanhantes vêm com uma sobrecarga emocional e física. Com o projeto, oportunizamos momentos de descontração e relaxamento para os acompanhantes dos internos, durante a sua estadia no Hospital”, conclui Paula.