Notícias
HIPNOSE CLÍNICA
Psicólogo fala sobre benefícios da hipnose na área da Saúde
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu nesta quarta-feira, 19, a visita do psicólogo e acupunturista Tiago Araújo. Ele, que coordena o Curso de Hipnose Clínica da Associação Brasileira de Hipnose Clínica - Seção Sergipe (ABO-SE), foi convidado para dar uma palestra no HU pelo chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho, que é seu aluno no curo Hipnose Clínica.
“Todos nós podemos ser hipnotizados, é um estado natural da consciência. É importante ressaltar que, quando isso acontece, o paciente não perde a consciência como muitos acreditam, mas sim fica em um estado de super concentração”, explicou o palestrante.
Uma das colaboradoras que participou das demonstrações realizadas durante a palestra foi a pedagoga Silvana Alves. Ela foi uma das quatro pessoas que conseguiram, em grupo, levantar o palestrante utilizando apenas dois dedos. “É impressionante o poder que a nossa mente tem, achei incrível. Por isso que é importante dizer que quando a gente acredita de verdade que pode, isso faz toda a diferença”, declarou.
Benefícios
O psicólogo, além das demonstrações, apresentou os benefícios da hipnose em diversas áreas da saúde. “A hipnose é uma técnica natural utilizada por profissionais especializados que induz o paciente a um estado de consciência especial entre o sono e o estado acordado, daí teremos um acesso direto ao seu inconsciente, essa parte de nossa mente que não damos conta, mas que tem absoluta influência em nossas atitudes, bem como no funcionamento do nosso organismo”, pontuou Tiago Araújo.
De acordo com ele, atualmente esta prática acontece legalmente na psicologia, medicina e odontologia. Na psicologia, é usada no tratamento de perturbações psíquicas e psicossomáticas. Na medicina, a hipnose é praticada na preparação emocional dos pacientes para determinados procedimentos e, em alguns casos, substituindo os anestésicos químicos.
Por fim, na odontologia, é utilizada para controle da salivação ou do sangramento, controle do reflexo nauseoso, anestesia, analgesia, controle da fobia ao tratamento odontológico, entre outros.
Por Andreza Azevedo