Notícias
CUIDADO
HU-UFS realiza III Jornada Multidisciplinar da Reabilitação
A terceira edição da Jornada Multidisciplinar da Reabilitação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) traz ao corpo estudantil e profissional boas práticas no cuidado a pacientes hospitalizados. Reabilitar um paciente requer ações além da intervenção cirúrgica e administração de medicamentos. É cuidar da pessoa enferma de forma holística, ou seja, sob diversos aspectos. Com essa diretriz, profissionais especialistas atuam em multidisciplinaridade para acolher seus pacientes tendo a humanização como um dos critérios a ser trabalhado.
O primeiro dia da jornada foi dedicado à pesquisa acadêmica, com um minicurso orientador voltado ao planejamento e execução de estudos na área da saúde. Em seguida, os aprovados que realizaram submissão na III Jornada puderam apresentar seus trabalhos científicos. O trabalho de maior destaque foi premiado durante o encerramento do evento.
Em formato de Talk Show, os palestrantes foram convidados a compartilhar suas vivências no trato com a saúde dos pacientes. Karen Perez, fisioterapeuta intensivista, trouxe sua experiência no cuidado com pacientes críticos, ressaltando a importância da interdisciplinaridade entre profissionais de forma assertiva.
O principal aliado na reabilitação é a escuta. Ouvir esse paciente e entender seus desejos, medos, objetivos de vida e angústias que ocorrem durante o tempo de tratamento impactam positivamente no reestabelecimento da vida integral dos pacientes. As práticas exitosas trazidas englobaram as disciplinas de fonoaudiologia, ética em saúde, avaliação funcional, cuidados paliativos e qualidade assistencial.
Nosso estado vizinho foi representado por Felipe Barbosa, doutor em ciências da saúde e professor em Terapia Ocupacional da faculdade de medicina da UFBA. Com passagem por instituições de ensino em saúde no estado de Sergipe, Felipe trouxe a combinação desse repertório com a realidade na Bahia. “Precisamos utilizar essas agendas científicas de uma forma mais adequada para termos um resultado melhor para os pacientes. Então, a gente utiliza a prática clínica, a partir das evidências, para que se consiga melhorar os processos e serviços prestados pelo hospital”, conclui.
A gestora Daniela Teles, da Unidade de Reabilitação do HU-UFS, fez um balaço geral sobre a Jornada desse ano: “Esse evento já se institucionalizou no HU e tem por objetivo promover a interação entre membros da equipe daqui com demais profissionais. Sabemos que para reabilitar o paciente, em qualquer área, é necessário dialogar com ele e estejamos em contato direto com demais profissionais a nível hospitalar e ambulatorial também. Em dois dias pudemos associar ensino, a pesquisa e o serviço (à comunidade), que são os pilares propostos pela Ebserh”.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.