Notícias
PREVENÇÃO
HU-UFS realiza ações voltadas para a campanha Dezembro Vermelho
O Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS/Ebserh), por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, adere à campanha nacional do Dezembro Vermelho com a missão de somar forças na luta contra o vírus do HIV (do Inglês, Vírus da Imunodeficiência Humana) e da síndrome infeciosa que a falta de tratamento provoca, a AIDS (do Inglês, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).
Como carro-chefe da programação dentro do HU, o ciclo de palestras direcionado aos funcionários teve como objetivo trazer informações fundamentais sobre o tema, abordar formas de prevenção, apresentar as medicações disponíveis na rede de saúde pública e fomentar o debate sobre o estigma ainda presente na sociedade.
A enfermeira assistencial do ambulatório PrEP no HU-UFS, Leila Cristina Oliveira Santos, responsável pela palestra sobre HIV/AIDS, trouxe o tema de forma interativa, questionando os presentes ao mesmo tempo que realizava uma reflexão sobre as respostas recebidas. Para Leila é importante apresentar a trajetória da doença no Brasil, mostrar como a doença se desenvolve, métodos de prevenção, formas de tratamento e trazer a vida de pessoas portadoras do vírus com família constituída sem contaminação. “Quem vê cara, não vê infecção. Isso é importante para mantermos a prevenção e, principalmente, para tirar o nosso preconceito, porque é perfeitamente possível construir uma relação sadia entre casais sorodivergentes, desde que se cumpra o tratamento. Vírus indetectável é igual a intransmissível, (I=I)”, ensina a profissional durante a palestra.
Diferença entre PEP e PrEP
As duas siglas são medicações relacionadas ao combate do HIV, porém com atuações distintas.
O PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é um tratamento de emergência para pessoas que podem ter sido expostas ao HIV, para evitar que o vírus se instale no organismo após uma exposição iniciada em até 72 horas após uma situação de risco (ex.: relação sexual desprotegida, rompimento de preservativo, acidente com perfurocortantes ou violência sexual) e consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias consecutivos.
O PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é um método preventivo contínuo para pessoas que não têm HIV, mas estão em maior risco de contrair o vírus. Indicado para populações em risco elevado, como pessoas com múltiplos parceiros, profissionais do sexo ou casais sorodivergentes. Deve ser tomado diariamente, antes de qualquer situação de risco. O uso contínuo é necessário para manter a proteção. Os medicamentos antirretrovirais presentes na PrEP impedem que o vírus se estabeleça caso ocorra exposição com o objetivo de reduzir o risco de infecção pelo HIV antes da exposição.
O HU-UFS oferece esse tipo de tratamento por meio do Ambulatório PrEP. Os interessados devem ter mais de 15 anos e não precisam de autorização dos responsáveis para aderir ao tratamento preventivo.
Epidemiologia em Sergipe e índices no HU-UFS
Num segundo momento do ciclo de palestras, as enfermeiras vinculadas ao Serviço de Vigilância Epidemiológica do HU-UFS, Jeane de Almeida, Licia Carvalho e Genilde Oliveira trouxeram as estatísticas epidemiológicas para Sergipe em 2024. Até a presente data foram 2.800 diagnósticos de HIV, com 3.176 casos de AIDS. Um total de 5.976 casos, sendo 3.954 homens e 2.022 mulheres.
Por idade:
Até 19 anos: 59 casos;
De 29 a 59 anos: 5.276 casos;
60 anos+: 641 casos.
O quantitativo de notificações do HIV/AIDS pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do HU-UFS de 2019 até outubro de 2024 pode ser verificado ano a ano:
2019: 115 casos
2020: 65 casos (Pandemia covid19)
2021: 136 casos
2022 142 casos
2023: 227 casos
2024: 206 casos (até outubro)
Interação com o público presente
Por alguns momentos, os funcionários do HU-UFS foram convidados a fazer uma pequena pausa em suas atividades para interagir e receber informações seguras sobre o tema. Para garantir o acesso a todos aos funcionários, as palestras ocorreram em dois dias (02 e 03 de dezembro), com turnos distintos. A funcionária Maria José, prestadora de serviço terceirizado no hospital, participou da primeira turma do ciclo e comentou sobre esse momento: “Nosso encarregado liberou a gente para poder participar da palestra. Foi interessante e muito bom saber sobre prevenção”. Todos os participantes receberam um Kit contendo itens de prevenção (camisinhas masculina e feminina e lubrificante íntimo), bottons da campanha e cartilhas consultivas.
De acordo com Jeane de Almeida, enfermeira integrante do Serviço de Vigilância Epidemiológica, “a maioria dos eventos educativos que ocorrem no HU estão mais voltados para os profissionais da assistência. Desta vez, decidimos focar nos terceirizados como uma forma de compartilhar conhecimento sobre os riscos e sintomas, além de incentivar a realização de exames de detecção da doença. Esse grupo está diariamente na rotina hospitalar e percebemos a necessidade de incluí-los nesse tipo de atividade educativa como forma de disseminação de conhecimento e das medidas de prevenção do HIV/Aids e IST”.
Convite à comunidade
As atividades alusivas ao Dezembro Vermelho continuam no HU-UFS! No próximo dia 06/12, a partir das 8h da manhã, no estacionamento do Ambulatório de Infectologia. Vai ter peça teatral temática, música e brindes.
O HU-UFS convida todas as pessoas a se informarem, conhecerem o Ambulatório de Infectologia do HU-UFS e realizarem seu Teste Rápido. Além de rápido, o teste é SIGILOSO e o local de coleta RESERVADO. Nossos profissionais estão aptos a receber, conversar e encaminhar os pacientes, caso necessitem de algum tratamento.
Sobre a Ebserh
O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.