Grupos de apoio
Associação de Portadores da Doença de Crohn e Retocolite do Norte e Nordeste do Brasil (ACRONN-BR)
Associação de Portadores da Doença de Crohn e Retocolite do Norte e Nordeste do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é apoiar os cidadãos com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), além de ser um instrumento legal que representa os associados junto aos órgãos públicos. No Hospital Universitário do Piauí, a ACRONN desenvolve atividades através de grupo de auto-ajuda que se reúne mensalmente para falar de temas relacionados a doença. O objetivo é conhecer de perto os problemas enfrentados pelos cidadãos e buscar ajuda para os mesmos por meio do apoio de equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicólogo e assistente social.
E-mail: acronbr@gmail.com
Site: https://abcd.org.br//
Facebook: Acronn-Br-Piauí
Contatos: (86) 3228 5336 (Serviço Social), (86) 99454 1919, (86) 98819 2760, (86) 98887 9795, (86) 98812 9437.
Programa de Tratamento do Tabagismo
O Programa de Tratamento do Tabagismo funciona no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) tendo, como um de seus objetivos, alertar e sensibilizar a população sobre os males provocados pelo tabagismo.
As ações desenvolvidas contribuem para evitar as doenças sistêmicas, a cronificação de algumas doenças, como a acentuação da pressão arterial, o aumento do risco do acidente vascular cerebral e a ocorrência do câncer de pulmão.
O Programa, idealizado pelo Prof. Dr. Francisco Teixeira Andrade, da Universidade Federal do Piauí, começou a funcionar em 2008 no ambulatório do HU-UFPI e é considerado o primeiro centro de referência em atendimento ao fumante no estado. Atualmente conta com uma equipe que abrange dez categorias profissionais, incluindo médico, enfermeira, psicóloga, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico de enfermagem e educador físico.
Para participar do Programa de Tratamento do Tabagismo, os fumantes precisam fazer um cadastro, de forma voluntária, pessoalmente ou por telefone.
Contato: (86) 3228 5353
Grupo de Feridas e Curativos
O Grupo de Estudos e Pesquisa da Pele - GEPPe foi criado em dezembro de 2013 com a finalidade de avaliar e planejar a prevenção e o tratamento de lesões de pele e o manejo de ostomias, drenos e incontinências no âmbito do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. A missão do GEPPe é prestar cuidado integral de qualidade aos usuários do HU-UFPI portadores de feridas, estomias e incontinências no Estado do Piauí em níveis terciário e quaternário com vistas a relações com ensino, pesquisa, extensão e práxis. A visão é ser referência no cuidado integral aos portadores de feridas como centro de excelência no tratamento de lesões de pele, com reconhecimento pela qualidade da assistência pautado nos valores da ética, eficiência, segurança, humanização e compromisso com ensino aprendizagem e práxis.
Contato: (86) 3228 5213 / 3228 5211
Grupo de Trabalho de Humanização Hospitalar (GTHH)
O GTHH é um espaço coletivo organizado, participativo e democrático, que busca desenvolver uma política institucional de resgate da humanização na assistência à saúde, de acordo com a Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e em benefício dos usuários e dos profissionais de saúde. O grupo é formado por uma equipe de profissionais de várias categorias e setores do HU-UFPI, tendo como objetivos:
• Difundir a cultura de humanização;
• Melhorar a qualidade e a eficácia da atenção dispensada aos usuários;
• Implantar novas iniciativas de humanização que venham a beneficiar os usuários e os profissionais de saúde;
• Fortalecer e articular todas as iniciativas de humanização já existentes;
• Estimular a realização de parcerias e intercâmbio de conhecimentos e experiências nessa área.
Entre as ações desenvolvidas pelo grupo temos:
• Projeto Aniversário Feliz destinado à comemoração do aniversário dos pacientes internados;
• Eventos em alusão as datas comemorativas do dia da mulher, das mães e dos pais, entre outros;
• Roda de conversa com gestantes que trabalham no HU-UFPI;
• Dia da beleza por meio de parceria com o SENAC. Nesse dia é oferecido serviço de corte de cabelo e barba aos pacientes internados, acompanhantes e colaboradores.
Contato: humanizacao.hupi@gmail.com
Grupo de Terapia Funcional (GTF)
O GTF é realizado todas as terças-feiras às 15h no Hall do andar superior entre os postos 3 e 4. As atividades são desenvolvidas por profissionais das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação Física. São organizadas para envolver acolhimento, exercícios físicos, ludicidade (Brincadeiras), mensagens de otimismo e motivacionais. O GTF atua na promoção da saúde, no bem-estar do paciente e auxilia no tratamento de doenças, além de proporcionar uma rotina assistencial hospitalar mais humanizada.
Contato: (86) 3228 5320
Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí
Instalada oficialmente em 08 de abril de 1987, a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer do Piauí, é uma entidade filantrópica que tem como objetivo a luta social no combate ao câncer.
O trabalho é realizado por um grupo de 70 voluntárias que realizam ações em prol do bem-estar dos pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade social. No HU-UFPI o trabalho da entidade é desenvolvido na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia-UNACON.
A entidade desenvolve atualmente cinco projetos inteiramente gratuitos:
1. Projeto Alertar: informa e orienta através de palestras e campanhas educativas à sociedade em geral sobre a prevenção do câncer;
2. Projeto Alimentar: distribui leite em pó, cestas básicas e lanches aos pacientes em situação de vulnerabilidade social, que estão em tratamento quimioterápico e radioterápico;
3. Projeto Aliviar: disponibiliza medicamentos e exames diversos não subsidiados pelo SUS, bem como realiza as atividades: “doutores da amizade" e festividades comemorativas;
4. Projeto Abrigar: acomoda, apoia e visita pacientes carentes em residências, pensões e principalmente nas Casas de Apoio;
5. Projeto Apoiar: oferece suporte aos pacientes transplantados, custeia reformas na moradia e fornece alimentação adequada.
Toda a manutenção destes projetos é efetuada por meio de doações captadas pelas voluntárias, pelo telemarketing e de campanhas realizadas durante o ano inteiro.
Localização: Sala interna do setor de entrega de exames
Contato: (86) 3228 5230
E-mail: contato@redefemininapi.org.br