Notícias
IMAGEM
UDI realiza primeira ressonância em paciente sob sedação anestésica
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou no último dia 22 de novembro sua primeira ressonância magnética em paciente sob sedação anestésica.
O procedimento é importante para uso em pacientes com claustrofobia ou que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em ventilação mecânica, além de pacientes oncológicos com metástase, que sentem dor ao deitarem na maca do aparelho.
“Os aparelhos de sedação habitualmente usados não suportam o alto campo magnético do ambiente e se desprogramam, ou seja, para podermos fazer a ressonância sob sedação, o HU-UFPI adquiriu dois equipamentos que resistem ficar em um campo magnético sem sofrer influência dele”, explica o médico Vinicius Carvalho, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imgaem (UDI).
O Carrinho de Anestesia para Ressonância e o Monitor Cardíaco Compatível com Ressonância Magnética custaram juntos R$ 514,5 mil e foram adquiridos com recursos destinados a manutenção e desenvolvimento do ensino.
A pessoa submetida à primeira ressonância magnética sob sedação do HU-UFPI é paciente oncológico do Hospital e teve sua sedação assistida pelo anestesista Eduardo Ramos.
Sobre a Ebserh
Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.