Notícias
DIA DO PSICÓLOGO
Psicólogos do HU-UFPI atuam em diversas áreas
Comemora-se em 27 de agosto o Dia Nacional do Psicólogo. Nesta data, em 1962, o então presidente João Goulart, por meio da lei 4119, reconheceu a profissão, após muitas mobilizações da categoria. Dois anos depois, ocorreu a regulamentação. Em 1971 foi criado o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), possui em seus quadros oito psicólogos hospitalares, lotados na Unidade de Atenção Psicossocial (UAP), e uma psicóloga organizacional, vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP). Há ainda oito psicólogos-residentes, sendo quatro no Programa de Residência Multiprofissional em Alta Complexidade; e quatro no Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Intensivos.
Conforme explica Leonardo Amorim, um dos psicólogos do Hospital, ‘‘estes profissionais atuam no HU-UFPI junto a diversos serviços, tanto nos locais de internação como em nível ambulatorial, de modo multidisciplinar e interdisciplinar às demais especialidades médicas e não-médicas”, diz. Participam também de comissões e comitês institucionais, consultorias e interconsultas, preceptoria e atividades teórico-práticas nos programas de residência.
No contexto da pandemia de covid-19, a UAP viabilizou visitas virtuais de familiares a pacientes internados. A ação, além de reduzir a circulação de pessoas, fortalece vínculos de pacientes com familiares de forma a minimizar efeitos do isolamento. Outra vantagem é repasse de informações clínicas pelas equipes médicas. As visitas virtuais ocorrem para pacientes de qualquer doença, não necessariamente infectados pelo novo coronavírus.
Os profissionais de psicologia do HU-UFPI desenvolveram também, junto com o Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Ssost), com a Unidade de Reabilitação e com a DivGP, adequações no Plano de Cuidado para Saúde Mental, de forma a viabilizar ações específicas para o período da pandemia voltadas à saúde integral e à qualidade de vida dos colaboradores do Hospital. São ações como a entrega de mensagens motivacionais, atendimento individualizado e elaboração de materiais psicoeducativos voltados aos empregados, além das estratégias grupais em rodas de conversa.
Para Amorim, “a atuação da Psicologia tem enfrentado um novo paradigma, sobretudo no que diz respeito à atuação em ambiente hospitalar, buscando contemplar em sua atuação tanto o público do sistema de saúde quanto aos colaboradores da assistência. Embora o esforços tenham sido constantes e as rotinas mais desgastantes, a superação dos desafios e os aprendizados tem sido engrandecedores”, finaliza.
Sobre a Ebserh
Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.