Notícias
TECNOLOGIA
HU-UFPI e HU-Furg criam projeto piloto que viabilizará a emissão de telelaudos de eletroencefalograma
Teresina (PI) – Os Hospitais Universitários da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) e o Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), firmaram parceria para a elaboração de um projeto piloto que visa a emissão de telelaudos de eletroencefalograma pelo Programa de Telessaúde. O objetivo é trazer celeridade aos atendimentos prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os Hospitais são vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O exame de eletroencefalograma é um método não invasivo que disponibiliza a leitura da atividade elétrica do cérebro através de gráficos. Já o telelaudo é um serviço online que oferece o laudo em um formato digital. O procedimento, realizado à distância, possibilita agilidade no diagnóstico de doenças, principalmente em casos em que o paciente mora distante do hospital. Com a emissão desses documentos, a expectativa é melhorar o fluxo de realização desses exames e atender demandas reprimidas.
“Esperamos agilizar o trabalho e atender essas demandas. Assim, os pacientes conseguirão vagas para realizar os eletroencefalogramas com mais rapidez”, destaca Marcilia Fellippe Vaz de Araujo, neurologista do HU-UFPI.
Motivo que fez surgir a necessidade do HU-Furg, levando a unidade a procurar o HU-UFPI, instituição a receber o primeiro núcleo de telessaúde do estado do Piauí, sendo, portanto, um hospital que possui estrutura adequada para o funcionamento do suporte tecnológico.
“A expectativa é que isso entregue resultados assistenciais em um projeto de telessaúde por telelaudo de eletroencefalograma utilizando a médica neurologista do Hospital Universitário da UFPI junto aos exames realizados localmente no HU-Furg”, destaca Marcelo Barbosa Nunes, chefe da Unidade e-Saúde do HU-UFPI.
Expectativa positiva também partilhada por Matheus Souza, chefe da Unidade de Regulação Assistencial e Gestão da Informação Assistencial do HU-Furg, que reconhece os impactos positivos, já que a unidade é o único hospital do SUS da cidade de Rio Grande (RS) a oferecer eletroencefalograma (EEG).
“Como mais profissionais irão realizar os laudos no HU isso vai diminuir o tempo de espera entre o exame e o retorno na consulta médica”, conclui. O projeto piloto está em fase de análise e adequação tecnológica e deve ser implantado na próxima semana, segundo Matheus.
Sobre a Ebserh
O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Elizabeth Souza, com revisão de Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social – Ebserh