Notícias
Ensino
Turma 106 do curso de Medicina finaliza internato no HU-UFMA
São Luís (MA)- O internato hospitalar é um estágio obrigatório nos últimos dois anos do curso de graduação em Medicina. Os alunos vivenciam in loco as práticas das áreas de saúde coletiva, clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cirurgia geral dentro de um hospital. Assim foram os dois últimos anos da turma 106 do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, que concluiu, nesta última sexta-feira (12), o internato realizado dentro do Hospital Universitário da UFMA, da Rede Ebserh.
Entre os objetivos do estágio estão o de possibilitar ao aluno a atuação nos diferentes níveis de atenção à saúde por meio do contato com problemas reais, para que possa assumir responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados e atenção; e de estimular o senso crítico do aluno, aguçando a responsabilidade do processo de aprendizagem no decorrer de sua vida profissional.
A turma, que contou com 53 alunos, viveu um período desafiador por conta da pandemia da covid-19, mas o internato conseguiu fazer a diferença e somar com os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do curso, como relata a estudante Natália Marques Vieira Rosa, 24 anos, natural de Patos de Minas (MG), que veio para São Luís aos 18 anos para cursar Medicina na UFMA.
“O internato foi, para mim, a melhor parte do curso de Medicina. Em termos de aprendizado, de relacionamento interpessoal, de desenvolvimento de habilidades humanas. É, de longe, a imersão médica mais intensa do curso, um grande diferencial em nossa formação. Nossa turma foi uma das muitas turmas prejudicadas pela redução de atividades durante a pandemia, então o internato supriu boa parte do que ficou pendente durante o Ciclo Clínico”, pontuou.
Natália acrescentou que o HU-UFMA proporcionou uma base muito importante para trilhar a profissão a partir de agora. “Definir uma especialidade médica e onde desenvolver a carreira é algo complexo e devemos considerar muitos fatores, mas o hospital foi essencial para ter discernimento nesse sentido também. Acredito que cada parte do internato agregou à nossa formação de diferentes formas, houve rodízios mais marcantes pelas aulas e sessões científicas, outros em que o mais marcante foram os ambulatórios, entre outros” afirmou a interna que ainda não sabe exatamente o que vai seguir, mas já tem duas áreas em mente, que são Psiquiatria e Obstetrícia.
A coordenadora do Internato, Adriana Reis, explica como funciona o internato na prática. “O acadêmico tem supervisão direta de um médico responsável pelo serviço e é acompanhado por residentes. O período proporciona o aprimoramento e o acúmulo de experiência para a tomada de decisões clínicas e a destreza em procedimentos médicos. A turma inicia o internato no HU-UFMA pela área da Pediatria, percorrendo posteriormente as diversas áreas”, explicou.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, reforçou que é uma alegria poder contribuir com a formação dos acadêmicos, e que a instituição não mede esforços para proporcionar um ambiente propício para o estágio, o que só fortalece o compromisso do HU-UFMA como um hospital de ensino.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário da UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais, com revisão de Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social