Notícias
Conscientização
HU-UFMA alerta para o uso racional de medicamentos
Cada vez mais a população tem usado medicamentos e plantas medicinais de forma indiscriminada, muitas vezes sem eficácia comprovada e apoiadas em sugestões baseadas em estudos com pouca ou nenhuma evidência científica, fake news, e até mesmo a recomendação de um amigo ou parente que usou o medicamento sem acompanhamento profissional. Tudo isso tem incentivado a compra de medicamentos sem indicação médica, o que pode agravar a enfermidade, ocasionar efeitos colaterais e dependência, desencadear outras doenças e levar até a morte.
Segundo dados de 2018 da Anvisa e do Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox), o uso inadequado ou abusivo de medicamentos são a principal causa das intoxicações registradas no Brasil, seguidos por produtos de limpeza, agrotóxicos e alimentos estragados. Diante dessa triste realidade, foi necessária uma ação para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação e assim foi instituído o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, que é celebrado anualmente no dia 05 de maio.
Pensando nisso e como forma de reforçar essa luta, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA/Ebserh/MEC) por meio do Setor de Farmácia Hospitalar, da Comissão de Farmácia e Terapêutica e do Cento de Informações de Medicamentos da UFMA realizaram nos dias 04 e 05 de maio a campanha de Uso Racional de Medicamentos. Ela contou também com o apoio dos residentes e os profissionais farmacêuticos da instituição.
A chefe de Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFMA, Iara Nogueira, destacou a importância da campanha. “É orientar os profissionais da saúde do hospital sobre as boas práticas de utilização de medicamentos, bem como, alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.”.
A programação contou com várias atividades sobre o uso racional de medicamentos como o lançamento do Guia Farmacoterapêutico do HU-UFMA, a apresentação do fluxo de uso de amostra grátis de medicamentos, as visitas nas unidades de internação e ambulatórios para orientar sobre uso seguro de medicamentos, e a ação social no Centro de Ensino Jackson Lago (bairro: João Paulo) que abordou os temas: Automedicação, Armazenamento, Descarte e Anticoncepção.
Iara Nogueira ainda ressaltou a necessidade de levar essa conscientização às escolas. “É importante mobilizar os estudantes e fomentar a educação em saúde para que se possa mudar essas práticas inadequadas. Aproveito para agradecer todo o apoio da direção do Centro de Ensino Jackson Lago que nos recebeu de braços abertos.”.
Medicamentos e saúde:
– segurança no uso: caso se sinta mal ou suspeite de Reações Adversas a Medicamentos, procure auxílio de um médico, farmacêutico ou da equipe de saúde;
– evitar a automedicação: utilizar medicamentos por conta própria ou sem indicação de um profissional de saúde pode ser perigoso;
– utilização correta: use seus medicamentos na dose prescrita, nos horários corretos, pelo tempo indicado e da forma adequada;
– descarte e armazenamento adequados: descarte os medicamentos em coletores próprios, não utilize remédios vencidos, evite guardar em lugares quentes e úmidos;
– esclareça suas dúvidas: não fique com dúvidas sobre como utilizar seus medicamentos, procure sempre ajuda do médico, do farmacêutico ou da equipe de saúde.
Por Alexsandra Jácome com informações do Ministério da Saúde