Notícias
LITERATURA
Congresso de Médicos Escritores premia autores maranhenses
Médicos do Hospital Universitário da UFMA foram premiados durante o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, realizado pela primeira vez no Maranhão. Com o tema “Literatura e Tradição”, o evento aconteceu no mês passado e se consolidou como um marco histórico para os profissionais do estado.
O congresso é realizado há 50 anos e conta com uma programação fixa, que acontece a cada dois anos, sempre nos anos pares. É formada por apresentações culturais e concurso literário, dividido em duas categorias: prosa e poesia. Quatro médicos maranhenses foram premiados, um deles nas duas categorias.
Na categoria prosa ficou em 2º lugar a ginecologista e presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Maranhão (Sobrames), Márcia de Silva Sousa com a obra “Pitomba”, e em 4º lugar o anestesista José Rafael de Oliveira com a obra “ Antes, depois”. Este último também ficou em 1º lugar na categoria poesia com a obra “ Ritmo”, seguido do pediatra Paulo Fontes Martins, em 2º, com a obra “O Trem” e em 3º lugar ficou o urologista Antônio de Pádua Silva Sousa com a obra “ Questão de Gênero”. Destes, apenas o pediatra não faz parte do quadro do HU-UFMA.
As obras foram avaliadas por uma comissão julgadora formada por grandes nomes na área de letras e literatura. Participaram do evento profissionais de 14 estados e quatro países, entre eles: Portugal, China, Moçambique e Uruguai.
A presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Maranhão (Sobrames), Márcia de Silva Sousa destacou o sucesso do evento “Foi extremamente proveitoso, do ponto de vista da literatura médica não científica. Projetou ainda mais o nome da Sobrames tanto para outros profissionais que nem sabiam que a sociedade existia, como para a sociedade que pôde ter conhecimento sobre as produções em prosa e literatura de muitos médicos. ”
Ela acrescenta a importância de muitos profissionais buscarem nessas produções uma descontração da rotina cansativa. “A literatura anda lado a lado com a medicina, enquanto você exerce uma profissão exaustiva, estressante e de muita responsabilidade, a literatura age como uma válvula de escape, onde você escreve seus dramas, suas alegrias, seus anseios, expressa suas emoções, isso é muito bom, humaniza mais o médico”.
O congresso possibilitou também projetar a capital e o estado do Maranhão para o mundo. Além das premiações, outra grande conquista. O presidente do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Arquimedes Viegas Vale, maranhense e professor aposentado, será o novo presidente da Sobrames nacional pelos próximos dois anos.
Márcia Sousa destaca também que 30% das vagas na Sobrames são preenchidas por profissionais de outras áreas. “O convite está aberto a todos que queiram fazer parte” finaliza.
Por Danielle Morais