Notícias
METAS
Serviço de Oncologia do HC-UFPE traça planejamento estratégico
O Serviço de Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, na quarta-feira (29), uma reunião com diversos setores da instituição com o objetivo de traçar o planejamento estratégico da oncologia para 2020. Além da equipe multiprofissional que atua na oncologia, participaram também da reunião a equipe de Controle de Infecções e o Setor de Registro Hospitalar de Câncer, além da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas, que atuou como facilitadora do treinamento . O HC é um hospital ligado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Para realizar o planejamento foi utilizada a análise SWOT, que é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição em negócios ou planejamento de projetos. Por meio dessa ferramenta a equipe pôde reconhecer os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças de acordo com a realidade do setor e do ponto de vista de cada profissional que faz parte do Serviço. “O intuito é que, após esse reconhecimento, o serviço trace um diagnóstico e possíveis soluções dentro do nosso contexto enquanto hospital universitário”, diz o chefe do Serviço de Oncologia do HC, Luiz Alberto Mattos.
Ele ainda explica que dividir as tarefas, cumprir metas dentro do prazo e monitorar o cumprimento delas também é um dos intuitos. “Essa reunião foi um momento importante, pois agregamos toda uma equipe multiprofissional que faz parte do nosso serviço, que pode contribuir com diagnósticos e estratégias para que metas sejam cumpridas. Nossa intenção final está na melhoria contínua na qualidade do ensino e na assistência prestada aos nossos pacientes ”, afirma.
Sobre a Rede Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.