Notícias
informação
Semana da Humanização do HC destaca os direitos dos usuários do SUS com ações educativas
Distribuição de cartilha e de um cordel sobre a Carta de Direitos dos Usuários do SUS para os pacientes e seus acompanhantes e treinamentos itinerantes com os profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE são as ações que celebram a Semana da Humanização no hospital universitário, realizadas na quarta-feira (14) e nesta quinta (15). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Estamos divulgando a Carta de Direitos dos Usuários do SUS tanto por meio de uma cartilha ilustrada e em formato de cordel para tornar mais fácil e dinâmica a leitura dos nossos usuários, que foram abordados por nossa equipe na portaria dos ambulatórios. Também deixamos o material para ser levado. Além disso, estamos realizando capacitações nos setores com os nossos colaboradores sobra a Carta de Direitos”, explica a coordenadora do Núcleo de Humanização do HC, Alba Valéria Cavalcanti.
Organizada pelo Núcleo de Humanização com o apoio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do HC, a cartilha traz informações importantes relativas aos direitos, deveres e restrições no ambiente hospitalar como, por exemplo, receber informações claras e simples a respeito do seu diagnóstico, opções terapêuticas e riscos envolvidos; ter acesso ao serviço de Ouvidoria do hospital; ter direito a acompanhante de acordo com a as normas da instituição; conhecer e respeitar as normas e regulamentos do hospital; não trazer cigarros, bebidas alcoólicas ou outras drogas; e não conversar em voz alta, entre outras.
“Acho importante esse tipo de ação porque a gente não sabe todos os direitos e obrigações que devemos ter num hospital, um ambiente que precisa ter regras bem certinhas”, afirma a dona de casa Maria Pereira, que veio ao HC para uma consulta.