Notícias
HC lamenta morte da professora Joaninha, decana da Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco
O Hospital das Clínicas lamenta, com profundo pesar, o falecimento da professora emérita da UFPE Joana Araújo da Rocha Barros, aos 89 anos. Chamada carinhosamente por todos de Joaninha, ela era a decana do Departamento de Enfermagem da Universidade, que divulgou nota de pesar, na qual destaca a trajetória da profissional e seus anos de dedicação à docência e à profissão. O velório do corpo de Joaninha ocorrerá logo mais, a partir das 14h, na Funerária Baptista, localizada na Rua Pedro Afonso, nº 438, em Santo Amaro, no Recife. A cremação acontecerá às 16h, em cerimônia reservada à família.
O chefe da Divisão de Enfermagem do HC-UFPE, Francisco Amorim, que foi aluno da decana da Enfermagem, lembra com respeito e carinho da docente que foi exemplo para gerações de enfermeiros e enfermeiras. “A professora Joaninha é uma referência para a enfermagem pernambucana com sua presença suave e determinada, prezando pelos princípios éticos e morais da profissão”, afirma. Ele também destacou a relação dela com o hospital: “Sempre presente nas atividades de ensino e integração com os trabalhadores do HC, sua partida deixará saudades para os que tiveram a honra de conviver e aprender com seus ensinamentos”.
Joaninha trabalhou na UFPE durante 42 anos, de 1961 até 2003, quando se aposentou. No entanto, de acordo com o Departamento de Enfermagem, “continuou voluntariamente em atividade até o ano 2020, desenvolvendo ações e assessoramento, sempre voltados para o crescimento do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde da UFPE”. Em 11 de outubro de 2019, recebeu o título de Professora Emérita da UFPE, em cerimônia realizada no Centro de Ciências da Saúde e bastante prestigiada pela comunidade acadêmica. Ao receber a homenagem, ela foi aplaudida de pé pelo público, composto por estudantes, professores, técnicos administrativos e familiares.