Notícias
REFORÇO
HC conta com novo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), volta a contar com um Serviço de saúde específico para Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, com atendimentos às quartas-feira, das 13h às 16h, no 6º andar do HC e cirurgias agendadas às sextas à tarde no Bloco Cirúrgico.
O Ambulatório engloba avaliação, diagnóstico e tratamento de deformidades faciais e patologias do complexo maxilomandibular, assim como cirurgias de média e alta complexidade, como exodontias e cirurgias ortognáticas.
De acordo com o chefe do Serviço, o especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e professor da UFPE Gilberto Cunha, o ambulatório receberá pacientes regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (de primeira consulta que receberem encaminhamento de um dentista do SUS) e também encaminhamentos internos de outras especialidades do HC que julgarem necessária a intervenção da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
Gilberto Cunha explica que há uma forte demanda no hospital por atendimento bucomaxilofacial, o que motivou a volta deste serviço. “Foi iniciado um diálogo com a Superintendência do HC para que o Serviço voltasse à instituição, o que rapidamente aconteceu”, explicou o especialista.
Além de oferecer atendimento da especialidade para a população, o Serviço também visa trabalhar em comunhão com outros serviços de saúde existentes na unidade e trazer projetos de extensão do Departamento de Anatomia do Curso de Odontologia da UFPE para o hospital. A equipe do Serviço também conta com os professores adjuntos de Odontologia da UFPE Leonardo Cavalcanti e Martinho Dinoá Medeiros Júnior, também especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e pessoal de apoio.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.