Notícias
10 de novembro
Dia do Intensivista é celebrado no HC-UFPE/Ebserh com diversas ações
Hall da portaria 1 recebeu decoração especial em homenagem a esses profissionais
Recepção festiva na portaria do hospital, apresentação de música e leitura de cordel feitos em homenagem aos intensivistas, sessão de musicoterapia, coffee break e uma palestra sobre cuidados paliativos para os profissionais marcaram o Dia do Intensivista no Hospital das Clínicas da UFPE, celebrado na quarta-feira (10). O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A comemoração do Dia do Intensivista tem sido uma forma de reconhecimento, acolhimento e incentivo para a equipe da UTI, trazendo um dia festivo e com ações voltadas para os colaboradores da unidade”, explica a enfermeira da UTI do HC, Juliana Costa, uma das organizadoras.
Uma das atrações, o cordel “Dia do Intensivista” foi escrito pelo técnico de enfermagem do HC Anderson Souza em homenagem a todos os profissionais que atuam na UTI. “Escrevo textos em literatura de cordel há algum tempo e resolvi fazer esse levando em consideração todos os profissionais que atuam na UTI, tanto o pessoal da assistência quanto os administrativos porque tudo isso forma um conjunto, um time. Nada funciona separado”, destaca Anderson.
Outra atração artística da celebração foi a música composta por Silvia Almeida, que é colega dos profissionais do HC. O cordel pode ser conferido aqui. A música está abaixo:
Sempre Firmes (Melodia: Hallelujah, de Leonard Cohen)
Todos têm a missão,
fazer o bem sem olhar a quem,
e aqui é assim no plantão.
Desafios a enfrentar,
O cansaço superar
Com metas maiores alcançar
Sempre firmes, sempre firmes
Intensivistas sempre firmes
Em alerta sempre estar
O cuidado pro bem-estar
Ciência e fé juntas a caminhar
Não importa onde estiver
O melhor de si sempre dar
Com a equipe colaborar
Sempre firmes, sempre firmes
Intensivistas sempre firmes
Autora: Silvia Almeida