Notícias
HUMANIZAÇÃO
Brincando com Arte e Nutrindo com Arte realizam festa natalina
Os projetos Brincando com Arte e Nutrindo com Arte promoveram, na terça-feira (6), uma ceia natalina especial para as crianças diabéticas, pacientes do HC, na sala da Pediatria Clínica. Na ocasião, além dos pratos, houve também atividades lúdicas, sendo um momento de confraternização entre os participantes dos projetos de extensão: professores, estudantes da UFPE, mães e crianças.
Todas as terças-feiras, o Brincando com Arte promove atividades lúdicas para as crianças enquanto o Nutrindo com Arte dá orientações para as mães a respeito de uma alimentação saudável e acessível a fim de que possam incluir essas refeições em sua rotina.
“Esta ceia de Natal, por exemplo, foi fruto de uma oficina realizada com as mães, que falaram das principais dificuldades encontradas relacionados à alimentação nesta época natalina. A partir disso, elaboramos algumas receitas especiais, demonstrando que é possível vivenciar o Natal de forma saudável”, afirmou a professora da UFPE, Pedrita Queiroz, que esteve à frente do Nutrindo com Arte neste semestre – projeto que possui a coordenação da professa da UFPE, Jailma Santos. Nesta ceita, foi preparado salpicão com temperos naturais, arroz integral com quinoa, salada de frutas com linhaça, entre outros pratos.
“Participar do Nutrindo com Arte foi uma experiência inovadora e maravilhosa. Aprendi demais, não só sobre alimentos, que é o que eu estudo, mas também toda a parte de humanização no acolhimento do paciente”, comentou a estudante de Nutrição da UFPE, Victoria Ferraz, uma das onze alunas que participaram do Nutrindo com Arte neste semestre.
A mãe do pequeno Rafael, de 5 anos de idade, Juliana Mendonça, há dois meses frequenta as oficinas dos projetos. “Gostei muito das orientações dadas e irei voltar para casa mais tranquila, sabendo o que posso preparar para o meu filho na ceia de Natal”, afirmou.
A professora da UFPE e integrante do Brincando com Arte, Márcia Beltrão, comemorou o evento, definindo-o com a palavra superação. “Valeu muito a pena. Essa é a minha percepção e acredito que também dos outros participantes. Conseguimos realizar este encontro, apesar das dificuldades tidas nesta terça, como o protesto que ocorreu, tornando mais difícil a chegada das pessoas ao HC”.