Notícias
INTEGRAÇÃO
Ações de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão do HC deram um suporte valioso às equipes de assistência
Com acréscimo de 47% no número de cirurgias e 1.404 exames realizados de 14 de outubro a 14 de dezembro dentro do projeto Ebserh em Ação, os mutirões promovidos pelo Hospital das Clínicas da UFPE foram fruto da união de esforços das equipes assistenciais que foram apoiadas pelas equipes de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão, traduzidas na participação de residentes, estudantes, ligantes (participantes das Ligas Acadêmicas da UFPE), docentes e pesquisadores. Esse trabalho em equipe beneficiou centenas de pacientes que aguardavam na lista de espera para a realização dos procedimentos.
“Ações como essa reforçam o papel do HC, como hospital universitário, fortalecendo a integração da assistência com o ensino, a pesquisa e a extensão. Essas ações assistenciais trazem motivação aos estudantes e residentes, que se sentem parte do processo, gerando a sensação de pertencimento à área profissional que eles já abraçaram”, explicou a gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Claudia Marques.
Essa cooperação também foi destacada pela diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação da Ebserh, Cristiane Carvalho, em sua vinda ao HC-UFPE no último sábado (17), para a realização do Dia E, evento que fechou o Ebserh em Ação nos hospitais administrados pela estatal. “O trabalho realizado aqui no HC-UFPE é impressionante. O hospital conseguiu envolver a comunidade acadêmica nesse processo, trazendo para o Ebserh em Ação os estudantes e toda essa formação qualificada”, comentou a dirigente.
Para o supervisor dos residentes da Urologia, Thomé Pinheiro, os mutirões são uma ótima chance de aprendizagem prática para os residentes e estudantes da graduação. “Essas ações ampliam as oportunidades de aprendizagem, incluindo todo um planejamento prévio realizado pela instituição, que consegue diminuir o tempo de preparo entre as cirurgias com ajustes de processos internos”, destacou Pinheiro.
Participaram os residentes de todas as especialidades que realizaram cirurgias no Ebserh em Ação (Urologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Digestiva e Ginecologia), além da Anestesiologia e da Enfermagem.
Segundo a coordenadora da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica da UFPE (Laciped), Marianne Arnold, atividades como os mutirões do Ebserh em Ação favorecem a formação dos estudantes. “Nossos alunos se prepararam para fazer palestras orientativas aos cuidadores dos pacientes e tiveram a oportunidade de aumentar os seus conhecimentos técnicos específicos de cada procedimento realizado acompanhando as cirurgias”, afirmou Arnold.
A Laciped, por exemplo, atuou no acolhimento das famílias das crianças operadas, além de contribuir com minipalestras sobre os cuidados pós-operatórios. Os seus membros, os ligantes, participaram também ativamente das cirurgias, fazendo parte da equipe. Além da Laciped, participaram dos mutirões as Ligas de Mamografia e de Cirurgia Plástica da UFPE.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Unidade de Comunicação Regional
Coordenadoria de Comunicação Social