Notícias
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
4º Showcase de Inovação em Saúde Digital do HC-UFPE acontece na próxima quinta-feira (28)
Na próxima quinta-feira (28), a partir das 10h, no Anfiteatro 1 do Hospital das Clínicas da UFPE (HC-UFPE), será realizada mais uma edição do Showcase de Inovação em Saúde Digital, promovido pelo Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd). Esta é a quarta e última edição deste ano. O HC-UFPE é uma unidade vinculada a rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O evento apresentará os resultados do projeto “IA e Análise de Dados: Otimizando a Gestão de Cirurgias no Bloco Cirúrgico”, uma parceria entre o HC e a startup OperAI, do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O objetivo é engajar os profissionais de saúde a participar de projetos de pesquisa e inovação que explorem o uso de tecnologias digitais na solução de problemas no ambiente hospitalar.
O OperAI é uma ferramenta de suporte à decisão baseada em inteligência artificial e visualização de dados, desenvolvida para auxiliar na otimização do uso de salas de cirurgia. O objetivo principal é proporcionar uma solução prática, integrando modelos de previsão de tempo de cirurgias, oferecendo suporte a gestores de centros cirúrgicos em um ambiente dinâmico e incerto.
“O projeto proporciona a utilização da inovação tecnológica em um ambiente de complexidade. Impedindo o desperdício de horas de trabalho, implementando soluções que resultem em maior eficiência organizacional e desenvolvendo indicadores para tomarmos decisões assertivas dentro de um cenário desafiador, onde umas das maiores dificuldade é propiciar a integração de conhecimento”, explica a chefe do Bloco Cirúrgico, Jacqueline Oliveira.
“Estamos muito orgulhosos da parceria com o HC-UFPE, que nos permite aplicar o OperAI em um ambiente hospitalar de alta complexidade. Essa colaboração é fundamental para demonstrar como nossa tecnologia pode transformar a gestão de centros cirúrgicos, otimizando o agendamento e realizando a análise de indicadores operacionais. Com o uso de inteligência artificial e visualizações interativas, oferecemos aos gestores ferramentas para tomadas de decisão mais assertivas, aumentando a eficiência operacional e melhorando tanto a experiência dos pacientes quanto a dos profissionais de saúde”, afirma o fundador da startup OperAI, Vinícius Torres.
Para participar, não é necessária inscrição prévia. Basta se dirigir a uma das portarias do hospital e informar que vai ao evento para ter o acesso liberado após realização de cadastro. Recomenda-se a chegada com 15 minutos de antecedência.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.